O POVO QUER SABER - ENTREVISTA FRED MAIA

OUÇA A ENTREVISTA, APERTE O PLAY

Por: Joaquim Filho

Alguns grupos políticos, ou seja, alguns Gestores Públicos Municipais estão tendo dor de cabeça (e coloque dor de cabeça nisso) para apresentarem seus candidatos para concorrerem na eleição municipal de 2012, que elegerá novos prefeitos, em todo o Brasil. Nós falamos concorrer? Pois é, a disputa está tão acirrada, que a concorrência-disputa já inicia dentro dos próprios grupos políticos e, imagina quando isso for definido nas bases e a “guerra” for para o campo de batalha.

Nessa corrida maluca onde os gametas se fundem, mas não se misturam, vai fecundar aquele que chegar primeiro na simpatia do óvulo gestor.

Pedreiras e Trizidela do Vale não fogem a essa problemática; pois, os Prefeitos das referidas cidades vizinhas, Lenoilson Passos e Jânio Balé estão passando por momentos difíceis quanto à escolha do seu sucessor; afinal, são tantos os “pupilos” que estão no aguardo de uma decisão, por parte de Vossas Excelências.

Em Pedreiras, o Prefeito Lenoilson Passos, embora tenha participado das reuniões e discussões do seu grupo político, ainda não sinalizou quem será o seu candidato, definitivamente. Há rumores de que ainda está muito cedo para uma decisão, pois “apontar” um nome agora, segundo algumas cabeças pensantes do grupo, isso seria muito precipitado e “arriscoso”.


Bom, precipitado ou não, acreditamos que qualquer um que esteja pleiteando essa possibilidade de ser o candidato dos “homens”, indubitavelmente, tudo poderia estar pairando em perfeito equilíbrio, e o barco das indecisões não estaria navegando em mares de incerteza e insegurança. “Navegar é preciso; viver não é preciso.”

Certo dia, em uma determinada lanchonete da Avenida Abílio Monteiro, ao sabor de um caldo de cana bem gelado, ouvimos de um determinado Silva - personalidade abastada do meio empresarial, que sempre esteve participando do processo eleitoral, nos bastidores das campanhas -, que nos desabafou: “Até agora não foi decidido nada, estou preocupado com essa demora. Cheguei de São Paulo agora a pouco, e vou conversar com o Prefeito ainda hoje. Penso que esse nome já era para ter sido escolhido desde o ano passado.”

Há um ditado criado pelos “boleiros”, no meio do futebol, que a bola só procura o craque. Longe de nós, a ideia desse Blog ser craque ou fenômeno em alguma coisa. Embora estejamos expostos às críticas, não somos arrogantes a tal ponto. Impressionante como as informações nos chegam como uma luva na mão. Com isso, chegamos à conclusão que a decisão de um determinado grupo lançar um nome para concorrer uma eleição, não depende de um só fator, mas de diversos fatores, interesses, acordos, conversas e pessoas.

Indecisões à parte, assim vamos caminhando a passos lentos...

Em Trizidela do Vale, tudo indica que o Prefeito Jânio Balé tomou uma decisão e resolveu apresentar o nome do seu sucessor. Lá para as “bandas” dos Vales, também as coisas não estavam ou não estão nada fáceis para Vossa Excelência tomar uma decisão. Sob a égide de muita persistência de um Maia, o prefeito resolveu bater a mão na mesa e dizer em voz alta, que o melhor Medicamento seria escolher logo esse nome – e assim o fez.

Na manhã de terça-feira chuvosa, do dia 14 de março do corrente, a equipe de reportagem do Blog Pedras Verdes, precisamente do quadro O POVO QUER SABER, se deslocou até o Posto Maia, de propriedade do Senhor Fred Maia, localizado no Bairro do Diogo, no início da MA. que liga Pedreiras à cidade de Joselândia e, com o mesmo, esteve conversando sobre questões políticas que envolvem o Município, o qual está Vice-prefeito – Trizidela do Vale-MA.

Antes de irmos direto ao assunto, e, como é de praxe fazermos um “release” do pré-candidato, a seguir, faremos uma apresentação do Senhor Fred Maia.

Charles Frederick Maia Fernandes nasceu na cidade do sal e do petróleo, Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte, em 02 de abril de 1975. (quase nascia no dia da mentira). Rebento do casal Nilza Maria Maia Fernandes e Charles Fernandes de Araújo (falecido). Estado civil solteiro, residente na Avenida Josemar Nogueira, nº. 661 – Bairro Santo Antônio dos Oliveiras, na cidade de Trizidela do Vale – MA.

Está Vice-prefeito do Município de Trizidela do Vale já há oito anos e é filiado ao PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro, o mesmo Partido da Governadora do Estado do Maranhão, Roseana Sarney, com quem mantém relações estreitas no campo da política.

Fred Maia embora seja de outro Estado, mas suas origens estão fincadas nesse torrão onde as águas do Mearim todos os anos banham, pois aqui sempre residiu a família Maia, marca forte que já consolidou a História de ambas as cidades.

Quando veio para Pedreiras, em 30 de abril de 1996, estava apenas vindo ao reencontro dos seus entes queridos, familiares que aqui já se encontravam bastante tempo, vivendo e trabalhando na cidade de Pedreiras.

Além de estar Vice-prefeito da cidade de Trizidela do Vale, Fred Maia é empresário, tem duas empresas: o Posto Maia e a FM Transportes, inclusive goza prestígio de grande influência social, na vida das duas cidades co-irmãs.

Como empresário e cidadão pedreirense/trizidelense tem sido parceiro e um forte colaborador com as causas sociais e culturais, apoiando e também marcando presença nos eventos que acontecem nas cidades. É membro ativo do Terço dos Homens. Católico, Apostólico, Romano. Fez questão de deixar bem claro aos leitores que é ficha limpa, não bebe, não fuma, não joga e não tem vícios.

Convidamos você, a partir de agora, conferir, na íntegra, tanto o texto, como o áudio da entrevista que fizemos com o Vice-prefeito de Trizidela do Vale, o Senhor Fred Maia.

JOAQUIM FILHO: Fred Maia, nós estamos observando que tanto em Pedreiras como em Trizidela do Vale, os prefeitos estão com dificuldades para lançarem o seu sucessor. Dentro das Administrações existem vários nomes. A gente percebe em Pedreiras a dificuldade de o Prefeito Lenoilson fazer isso. A gente encontra também na Trizidela do Vale ainda uma indecisão. Eu gostaria de saber se o Fred Maia continua pré-candidato a Prefeito Municipal de Trizidela do Vale?
Fred Maia: Eu sou pré-candidato a Prefeito Municipal de Trizidela do Vale. Tenho o apoio da Prefeitura, do próprio Prefeito também. Tenho apoio hoje, 14 de março, de 07 (sete) vereadores. Essas pessoas acreditam em mim, para que eu seja o futuro Prefeito de Trizidela do Vale. Sou pré-candidato, continuarei sendo. Sou do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, o Partido da Governadora, a qual essa semana mesmo estive com Ela, e Ela reiterou total apoio à minha candidatura, e disse-me que o PMDB terá candidatura própria em quase todos os municípios do Maranhão. É interesse próprio e particular da Governadora cada vez mais fortalecer o Partido, além de ser o maior Partido do Brasil.

JOAQUIM FILHO: Fred Maia, você afirmou agora a pouco que é pré-candidato. Eu pergunto para você: o seu nome já está consolidado dentro do grupo? O Prefeito Jânio Balé já confirmou? E os demais companheiros, os outros nomes que eram ventilados dentro do grupo, já estão concordando com o seu nome?
Fred Maia: Olha, a gente sabe que para toda a escolha sempre pode ter alguma coisa que não se agrade cem por cento. Mas o nosso grupo é um grupo coeso. Um grupo onde já tem uma união de muito tempo, e o Prefeito já declarou apoio à minha candidatura, onde eu fiz uma reunião na minha casa, com várias lideranças, representantes da população, vereadores. O prefeito já confirmou que daria total apoio à minha candidatura. No nosso grupo, nós temos pessoas altamente importantes para o nosso município. Nós temos o Ronaldo que é uma pessoa muito importante para compor hoje com a gente. Temos também o nosso amigo Chicutinha, que é uma pessoa também muito importante para compor. Temos também ainda a esposa do meu tio, a Kariadine Maia, que é uma pessoa que já prestou os seus serviços ao município. Ela hoje tem a sua participação no Município, e que seria muito importante a sua vinda para o nosso grupo, para que ficássemos juntos e fizéssemos um plano de desenvolvimento diferenciado para o nosso município.

JOAQUIM FILHO: Fred Maia, nós sabemos que a família Chicote, na Trizidela do Vale tem uma grande influência na atual Administração Jânio Balé. Você conta com o apoio da família Chicote?
Fred Maia: Eu conto com o apoio da família Chicote e de todos os seus membros, principalmente do Chico, que é uma pessoa altamente íntegra, um cidadão de bem e respeito que tem hoje em Trizidela do Vale; que dá muito emprego e que cumpre com as suas obrigações; um ser humano altamente sensível às questões do nosso município. Vendo isso, ele disse que o candidato seria eu, devido a minha maneira de administrar e a minha maneira de conduzir as coisas. Porque graças a Deus, eu tenho uma facilidade muito grande de administrar. Eu sei fazer. Quando eu tiro para fazer, eu faço. Então, o Chico já falou comigo e declarou que dará total apoio à minha candidatura.

JOAQUIM FILHO: Fred Maia, você está Vice-prefeito Municipal de Trizidela do Vale. O Prefeito é Jânio Balé. Gostaria que você analisasse a atual Administração, em Trizidela do Vale.
Fred Maia: Olha, nós tivemos uma primeira Administração exemplar, a de 2004 até 2008. Já em 2009 até hoje 2012, a Administração passou por maiores dificuldades. Por quê? Porque em 2009, nós tivemos uma grande enchente, onde foi uma enchente catastrófica para o nosso Município, onde nós passamos oitenta por cento do nosso município passou embaixo d’água. Isso tanto destruiu a questão da nossa cidade em formas estruturais, como financeiramente. Muitos falam a respeito de ajuda. O Presidente na época, o Lula, veio e disse que iria mandar ajuda para os Estados e tudo mais... A ajuda veio para o Estado, mas essa ajuda não chegou direto para o Município. Com isso, o Município se acarreta com muitas despesas. Nessa segunda Administração, nós temos falhas. Não existe administração cem por cento. Mas graças a Deus, na segunda Administração conseguimos realizar um sonho! Eu acho que não era nem mais um sonho da população. Era um sonho de o Administrador realizar o que nós realizamos, que foi a questão do nosso Sistema de Abastecimento de Água. O que é mais gratificante é você chegar hoje no Bairro do Aeroporto, conversar com um morador lá, que me disse que fazia 15 (quinze) anos que ele não tomava banho de chuveiro. Hoje, ele toma banho de chuveiro na casa dele, devido o sistema de abastecimento de água que se tem hoje em Trizidela do Vale, um dos mais modernos no interior do Maranhão. Hoje a Trizidela é autossuficiente, na sua alimentação de água para toda a população.

JOAQUIM FILHO: Fred Maia, você é um grande empresário da região. Conhece administração. Como você já está na Administração Pública há oito anos, com certeza você já tem os seus projetos, os seus sonhos para a Trizidela do Vale. Gostaria que você enumerasse aqui agora, o que você pensa para a Trizidela do Vale?
Fred Maia: Joaquim, para a Trizidela do Vale, o meu plano número 01 (um) chama-se a questão da enchente. Hoje em Trizidela do Vale, nós somos penalizados demais pela questão da enchente. Por que enchente? Porque quando vem a enchente, ela tira a nossa saúde, tira os nossos alunos das escolas, tira nossa infraestrutura e tira a saúde financeira do Município. Então, o meu marco principal vai ser trabalhar a questão da enchente, procurar recursos federais, que não sejam recursos pequenos e nem poucos. Vou procurar obras gigantescas para o nosso Município. Vou bater às portas, em Brasília, de muita gente. Vou incomodar! Vou dar trabalho, porque vou ser chato. Vou enjoar lá até a hora que eu conseguir um grande projeto para a diminuição do impacto da enchente da nossa cidade. Porque você há de convir, que você é professor e sabe que quando tem uma enchente, primeiro a gente tira as pessoas, quando não tem onde colocar, começam ir para os colégios. O aluno deixa de estudar. O pai deixa de trabalhar. Vêm as doenças. Vêm às despesas para o Município. Então, é um círculo que prejudica toda a Administração, como o efeito sanfona: você faz e desmancha, vai e volta... Você reforma as escolas, quando dá 15 (quinze) dias vem uma enchente e acaba com tudo. Ele disse: “Rapaz, isso é muito pesado. Eu estou vendo isso aqui, imagina vocês que fazem a cidade toda.” Então, o meu marco e a minha bandeira de luta vai ser a questão de minimizar a questão do impacto da enchente na nossa cidade.

JOAQUIM FILHO: Fred Maia, vamos agora falar de saúde. Nós sabemos que a saúde no Brasil, no geral, não é a melhor... E, os municípios também não ficam para trás. Essa questão da saúde em nossa região, a gente observa que geralmente as pessoas quando têm qualquer problema, colocam-se dentro de uma ambulância ou em outro carro e as mandam para Teresina ou São Luís para resolver o problema. A saúde da Trizidela do Vale não anda boa. As pessoas andam reclamando. Existe um hospital que não tem atendimento médico. Gostaria que você falasse sobre essa questão.
Fred Maia: Olha, Joaquim, infelizmente ninguém consegue agradar cem por cento. Veja só o que acontece com a saúde de Trizidela do Vale: Trizidela do Vale tem uma saúde de baixa complexidade. Seria um hospital para ter o quê?! Partos, fazer suturas e mais nada. Hoje Trizidela do Vale recebe R$. 660.000,00 (Seiscentos e sessenta mil) por ano, por ano, para fazer saúde. Se você dividir isso, vai dar menos de R$. 70.000,00 (Setenta mil reais) por mês. Para você ter uma ideia: você atravessa a ponte, você vem para Pedreiras, Pedreiras, em 2011 recebeu R$. 6.600.000,00 (Seis milhões e seiscentos mil reais), R$. 6.600.000,00 (Seis milhões e seiscentos mil reais). Trizidela recebe dez por cento do que recebe Pedreiras. E, quando chega uma pessoa de Trizidela, em Pedreiras, ainda é mal atendida. Porque o Sistema é único, é Sistema Único de Saúde. Eu posso estar aqui, eu posso estar em São Luís, posso estar em São Paulo, em Brasília... Eu tenho que ser atendido. Eu sou cidadão. Aqui, infelizmente ainda acontece esse tipo de coisa. Temos problema! Tenho uma grande ligação com o Secretário de Saúde de Pedreiras, mas infelizmente não é ele que fica no hospital. Não sou eu que fico no hospital. A gente luta com pessoas e, pessoas que às vezes trabalham de má vontade, que não é ser humano, que não deveria estar trabalhando naquilo ali, que não tem o sentimento de ver que quando uma pessoa chega ao hospital, chega para procurar um atendimento, ter que ser acolhido. A pessoa já chega com a sua capacidade psicológica já abalada. Em Trizidela do Vale, nós temos um problema que é a questão de médicos no interior. Nem todos os médicos querem vim trabalhar no interior. Mas Trizidela do Vale, hoje, todo dia tem um médico no hospital. Nós temos 05 (cinco) médicos, que todos os dias se revezam no plantão no hospital, e temos o médico plantonista, que é Doutor Nêgo. Doutor Otomar, nos finais de semana, fazendo pequenas cirurgias e parto cesariana. Isso é uma dificuldade por quê? Porque você tem que tirar do FPM, que é um fundo que você tem que administrar toda a cidade e, traz para a saúde. Por quê? Porque os recursos que vêm, são muito mal distribuídos. É uma coisa que não tem lógica: você tem municípios que recebe milhões, e, têm municípios ali que não recebe praticamente nada. Eu tenho muita fé que com essa questão da saúde que está havendo no Maranhão, com a inauguração desses novos hospitais, com as instalações dessas UPAS que a saúde em nosso Estado, com certeza irá melhorar, sim.

JOAQUIM FILHO: Fred Maia, vamos falar de Cultura. A gente percebe que desde quando a Trizidela foi emancipada, com 08 (oito) anos do governo Paulo Maratá, e, agora com 08 (oito) anos de governo Jânio Balé, a gente não vê o setor Cultural com alguma atividade. Você é uma pessoa muito sensível às artes. É um grande patrocinador da cultura, em Pedreiras e Trizidela do Vale. Gostaria de saber o que você pensa para essa pasta?
Fred Maia: O que eu penso é o seguinte: que nós vivemos numa cidade aculturada. Trizidela e Pedreiras são berços de poetas, cantores, compositores e artistas que você fica surpreendido quando tem a oportunidade de conhecer diretamente. Infelizmente nós não temos uma Secretaria de Cultura, nós temos Departamento. Então, com a questão do Departamento, não se consegue muito recursos lá em São Luís. O meu projeto é criar a Secretaria de Cultura, estruturá-la, para que eu possa ir buscar recursos, para investir nisso, em Trizidela do Vale. Mas apesar de todas essas dificuldades, a gente ainda consegue fazer algumas coisas. Nós temos a Semana Cultural, campeonato de poesia nos colégios – tem até uma aluna do Complexo Escolar Messias Rodrigues, que fez uma poesia e foi declamá-la na Sucam, acho até que você estava presente no dia -, você viu o quanto aquilo ali foi emocionante. Vimos um Juiz, Dr. Lúcio, ele, na hora lá, ficou encantado. Quem não fica encantado com uma poesia, de uma aluna de 12 (doze) ou 13 (treze) anos de idade, que fez uma coisa daquela tão bonita. Nós temos o nosso São João, com todas as dificuldades que nós fazemos. Nós... Você sabe, Joaquim que a gente tem um pouco de dificuldade de fazer algumas coisas, devido o nosso calendário ter que colocar a programação da enchente. “A própria enchente já é uma cultura de Trizidela do Vale.” Nós estamos aqui, 14 de março, tranquilo, o rio está baixo. Mas a qualquer momento, nós podemos anoitecer e ele já está no meio da rua. Então, isso é que faz a diferença em Trizidela do Vale. Nossa cidade é uma cidade que alaga demais. Pedreiras já é diferente: alaga um bairro ou dois. Trizidela, não, já alaga o centro comercial, para logo a vida financeira da cidade. E, eu tenho certeza que eu sendo gestor de Trizidela do Vale, a cultura de Trizidela do Vale vai ser uma cultura diferenciada, e, contarei com o apoio de pessoas capacitadas, inteligentes, como você, o Wescley – uma pessoa que a gente vê hoje o trabalho que ele faz em Pedreiras -, pedir ajuda dessas pessoas com informações para que possamos desenvolver cada vez mais a nossa cultura.

JOAQUIM FILHO: Fred Maia, seu nome é um nome forte e se tornou uma marca na região, mas a gente percebe assim que algumas pessoas parecem ter inveja de você. Nós, que administramos esse Blog percebemos que constantemente as pessoas entram lá e colocam comentários maldosos a seu respeito. Gostaria que você definisse essa questão e que você definisse como é a personalidade do Fred Maia?  
Fred Maia: Olha, a respeito das pessoas que fazem comentários maldosos, eu mesmo abro todos os dias o Blog. Eu chego aqui no Posto, abro o Blog e vou olhar. Infelizmente, a gente tem que... Você quando parte para ser político, você tem que está preparado para aceitar muita coisa. Apesar de que tem coisa que deixa revoltado, mas você tem que ter o discernimento de aceitar, saber fluir e tirar daquela coisa ruim, a coisa boa; continuar a vida e procurar mostrar para aquelas pessoas que pensam de você totalmente o contrário. Infelizmente, nós, seres humanos temos um grande defeito: às vezes a gente não conhece e já diz que não gosta, É o que acontece muito comigo: a pessoa não me conhece, ele nunca falou comigo, mas fala – Ah! Eu não gosto dele; ele tem a cara fechada - Eu sou um político verdadeiro, que hoje é complicado. O próprio eleitor parece que exige que seja um político seja cínico, cara de pau, mentiroso... Eu não sei mentir. Eu ainda não aprendi a mentir. Eu fui criado por um pai onde era muito rígida a minha criação, de ser um homem íntegro e honesto. Então, porque que eu agora vou mudar a minha vida. Passar a mentir. Já chegaram para mim e disseram que eu tinha que começar a enrolar e a mentir.  Eu disse, não – se eu já cheguei até aqui falando a verdade, eu vou continuar falando a verdade. Eu tenho uma personalidade forte porque quando eu posso, eu digo que posso; quando eu não posso, eu digo que não posso. Eu não vou prometer algo que eu não possa cumprir. Então, isso, as pessoas hoje em dia que fala a verdade, quem é honesto, quem não aceita certos tipos de brincadeiras ou se colocar em certos locais, é tido como zangado, ignorante ou bruto. Eu acho que eu fui criado para ser uma pessoa íntegra, honesta, respeitando os mais velhos, “Tá" entendendo?” É essa a diferença que faz. As pessoas... Tem muita gente que tem inveja de mim, porque é difícil chegar onde eu cheguei, traçando o caminho que eu tracei, com honestidade e trabalho. Você não vê ninguém chegar e dizer: “Fred se envolveu numa briga. Fred usou drogas. Fred fez um quebra-quebra num bar. Estava numa festa bagunçando...” Isso aí você não vai ver nunca, porque eu sou uma pessoa íntegra. Eu sei o meu lugar, sei tratar as pessoas. Agora, eu só posso ter um contato com uma pessoa quando ela me procura. Ou então, eu vou procurá-la para ter um contato. Agora a pessoa nunca falou comigo e vai falar mal de mim, é porque deve ter inveja da minha pessoa. Só pode é ser. Mas eu digo a todos, se alguém tiver vontade de me conhecer ou que queira conversar comigo, pode me procurar que vai ver como a coisa é totalmente diferente.

JOAQUIM FILHO: Fred Maia, agora vamos falar de Ficha Limpa. Eu pergunto para você, o que você achou dessa Lei? O Fred Maia é Ficha Limpa?
Fred Maia: É uma Lei que veio para moralizar. De alta importância para o nosso País. Principalmente o nosso Estado e o nosso Município. Vai melhorar muito. E, eu sou Ficha Limpa, graças a Deus! Não sou processado. Não tenho processo de nada. Nunca fui condenado a nada. Processo, claro, quando você entra na política, tem uma coisa e outra. Eu tenho um processo contra a TIM. Tem processo contra a CEMAR. Eu sou Ficha Limpa. Não tenho condenação. Não tenho nada. Eu sou uma pessoa íntegra. A minha posição é uma só. E, a questão da Ficha Limpa, tem que passar também a questão das entidades e das próprias Prefeituras, como já está fazendo o Governador do Estado de São Paulo: todos os seus Secretários para serem nomeados têm que ter a Ficha Limpa. Isso vai começar a cada dia mais, a moralizar. Aqui na nossa cidade e na nossa região já está acontecendo. É uma realidade. Hoje nós vamos ter aqui uma verdadeira eleição com candidatos Ficha Limpa.

JOAQUIM FILHO: Fred Maia, a gente observa que no Brasil, a maioria dos Prefeitos que entram nas Prefeituras, eles entram com determinado patrimônio, às vezes não tem nada, são financiados, tem as suas campanhas patrocinadas. Esses Prefeitos saem ricos e alguns milionários. Se você tivesse que fazer declaração do seu patrimônio, antes de registrar a sua candidatura, você faria isso?
Fred Maia: Eu não faria, não! Eu vou fazer! Porque eu não tenho nada a esconder. O que eu tenho da campanha passada para essa aqui, só aumentou a questão do Posto. Eu tinha um patrimônio muito grande, mas era em caminhões e carretas. Eu vendi e transformei isso no Posto. Eu vou fazer toda a minha declaração. Eu sugeria aos próprios candidatos, se todos quisessem fazer. Porque todo mundo antes de começar a eleição, cada um tirar o estrato de suas contas bancárias e colocar à disposição da Justiça e deixar lá para ver um dia novamente. É uma opinião que eu daria. Colocar realmente o que você tem e não tem no seu patrimônio.

JOAQUIM FILHO: Fred Maia, e sobre a Infraestrutura da Trizidela do Vale. Como você está vendo? O que poderia melhorar? O que se poderia fazer para melhorar a “cara” da cidade?
Fred Maia: Olha, a realidade da Trizidela do Vale é que ela está precisando de uma transformação total na Infraestrutura. Eu, no meu pensamento, Joaquim, eu gosto de me espelhar por coisas boas. Coisas bonitas e coisas bem feitas. Eu sou a favor de gastar? Sou. Mas, eu digo que você tem que gastar com qualidade. Fazendo um serviço bom e bonito que venha deixar a cidade embelezada. Então, o quê que eu me espelho muito? Eu viajo. Eu vou ao meu Município, onde eu tive o prazer de nascer, no Rio Grande do Norte e, eu vejo uma cidade linda, bela, com canteiros bonitos, teatro bonito, escolas bonitas, posto de saúde bonito. Coisas que não estão longe da nossa realidade. Basta você querer fazer e ir buscar o exemplo do bom. Eu acho e tenho sempre que me espelhar no exemplo bom. E, sempre que eu tenho o prazer de levar uma pessoa daqui do Maranhão, para conhecer cidades do Ceará, do Rio Grande do Norte e Piauí, as pessoas ficam encantadas com a beleza dessas cidades. Com poucas coisas que fazem, as pessoas ficam encantadas com a beleza. Então, o que eu quero fazer para a Trizidela do Vale é isso aí: embelezar a cidade. Fazer umas praças diferentes, que eu tenho o modelo. Para você ter uma ideia, hoje eu tenho catalogado todos os lugares onde possa se fazer praça, em Trizidela do Vale. Tenho um Arquiteto em Teresina que está fazendo todo esse projeto, para quando eu for começar a minha campanha, eu já ter o que mostrar para a Trizidela do Vale.

JOAQUIM FILHO: Fred Maia, nós conversávamos agora a pouco em “off” que, se o Prefeito é médico, a saúde da cidade tem que ser um exemplo.Se ele é um poeta, tem que ser a cultura. Se, ele é um educador... Porque você sempre irá priorizar alguma coisa na sua administração. Você é um grande administrador de empresas. Eu lhe pergunto: qual seria a marca da sua administração? No que você vai fazer para ficar na história de Trizidela do Vale?
Fred Maia: Em primeiro lugar seria valorizar a minha equipe de professores. Para mim, essa paralisação nacional que vai ter, eu quero até participar. Participar disso aí, porque eu acho um absurdo certos gestores estarem reclamando que um salário de um professor de R$. 1.400,00 (Um mil e quatrocentos reais) é muito. Um salário de professor deveria ser inicialmente de R$. 2.000,00 (Dois mil reais). Está provado por A mais B que tudo vem através da educação. Então, você trabalha a questão da enchente no Município para diminuir o impacto e trabalha a educação. Com educação, você consegue melhorar a questão da saúde. Por quê? Porque quando você tem uma população educada, que ela sabe que tem que fazer os meios preventivos de higiene e qualidade de vida, até a questão da saúde diminui no hospital. Muitas doenças “bestas” são contraídas por falta de higiene, por falta de consciência, por falta de orientação de um pai que não teve o discernimento, não teve a oportunidade de estudar. Mas o filho está tendo e pode trazer aquilo para dentro de casa. Então, isso é que é o importante. Tendo hoje um apoio moral e total na questão, em cima do professor, para ele ser cada vez mais interessado, transmitir a realidade. Hoje professor dá aula com a atualidade. Não é mais como antigamente, em cima de um livro de não sei quantos anos atrás. Ele hoje trás a realidade para dentro da sala de aula. Ele é obrigado. Se não, o aluno chega e começa botar ele no canto da parede e, ele se sente acuado. Então, professor tem que está todo dia se capacitando. E hoje quem é que tem que dá essa oportunidade? É a entidade pública. É o Estado, o Município, ajudar os professores a fazerem as suas pós-graduações e trazer pessoas para darem palestras, como foi agora a nossa palestra, o “Alfabeletrando”, com o professor Hamilton Werneck. Quem assiste a uma palestra daquela, não é mais a mesma pessoa. Nem que queira, não é mais a mesma pessoa. Porque você capta alguma coisa de bom para você mesmo e para outras pessoas. Então, isso é que é importante. O marco da Trizidela do Vale, se acontecer de eu ser o gestor, todas as pessoas vão dizer: “É, realmente aqui esteve um gestor que olhou devidamente, cada área.” Porque o gestor não é aquele, como você estava falando, ‘poderia ser bom pelo menos naquela área’. Você tem que ser bom, de regular a bom. Eu prefiro ser ótimo em todas as áreas. Porque você foi escolhido para tomar conta de tudo. E, não de uma área. Então, se você passa a focar só em uma área, alguma outra vai ter uma deficiência. Isso não tem bicho de sete cabeças. Não têm segredos, basta ter esclarecimentos. Ter educação para fazer isso. Ter em primeiro lugar responsabilidade e coerência, saber que você... Para mim, o que eu quero fazer quando eu for um gestor de Trizidela do Vale, e fazer com que a Prefeitura de Trizidela do Vale, ela para mim tem que ser uma empresa. O meu posto tem que me dá lucro. E a Prefeitura de Trizidela do Vale tem que dá lucro. Para quem? Para a sociedade. Como é esse lucro que a Prefeitura vai dar? Qualidade de vida, saúde, educação, moradia, respeito com o cidadão e atenção básica para todos. Se você não pensar dessa maneira, você nunca vai ter uma gestão, onde as pessoas vejam realmente que existe um gestor que cuida por inteiro do município. E, não cuidando só de partes do município. A Prefeitura é uma empresa. Todo Prefeito tem botar na cabeça dele, que ele é um gestor. Ele não é Prefeito, ele está Prefeito por 04 (quatro) anos. Ele vai sair. Ele tem que botar na cabeça dele que aquilo não é dele. É uma entidade pública voltada para o povo. Você paga os impostos e eles voltam em forma de benefício para a população. Para mim, a Prefeitura de Trizidela do Vale vai ter que ser uma empresa para dá lucro para o povo, com qualidade de vida ao povo de Trizidela do Vale.

JOAQUIM FILHO: Fred, para encerrar, eu gostaria de fazer a última pergunta. Saber como é que está a sua relação com o Prefeito Jânio Balé?
Fred Maia: A minha relação com o Prefeito Jânio Balé nunca esteve, Joaquim... Eu tenho o prazer de falar porque muitos acreditavam nisso: Ah! Porque o Jânio vai brigar com o Fred por causa disso... Primeiro porque eu acho o seguinte: Muitas vezes Vice-prefeito não conhece o lugar dele. Ele quer se achar que é o Prefeito, e não é. O Prefeito é o prefeito. O Vice é o vice. Vice-prefeito para que é? É na falta do Prefeito, ele poder estar ali para suprir aquela necessidade que o Prefeito não pôde estar ali. Eu tenho o orgulho de dizer que vou completar 08 (oito) anos de mandato ao lado do Jânio Balé. Uma pessoa que é um exemplo de vida, devido a sua humildade, a sua simplicidade. Pode ter seus erros, alguma coisa errada na Administração? Pode. Com certeza. Mas em termo de pessoa e ser humano, humildade e simplicidade, eu acho difícil ter outro homem como ele: sensível à questão da humanidade. Nunca tive uma “teima” com Jânio Balé. Até hoje, 14 de março de 2012, eu nunca tive uma “teima” com ele. Eu tenho certeza que até o dia 31 de dezembro de 2012, eu também não terei, porque eu não sou aquela pessoa de pedir nada para mim. O que eu peço é em prol da comunidade. Todos devem saber a minha maneira de agir: quando pede a minha presença, eu estou; quando não pedem, eu não estou. Se pedirem a minha opinião, eu dou; se não pedirem, eu fico calado. Eu acho que o correto seria fazer isso. Se vocês fizerem, vão ter sucesso. Tem muitas coisas que ele me chama e pede a minha opinião e, sempre que eu falo alguma coisa, ele me ouve e me dá muita atenção. Eu tenho uma liberdade e autonomia dentro do Município. No Maranhão, você não deve conhecer um Vice-prefeito que tenha tanta autonomia no município como eu. Eu sou grato a isso. A gratidão que eu tenho pelo Jânio é muito grande. É amigo meu, eu gosto muito dele. Ele está me ajudando e assumiu a minha candidatura também. Disse-me que vai me ajudar. Eu espero que a gente consiga êxito nessa empreitada, se Deus quiser.

JOAQUIM FILHO: Fred Maia, o Blog Pedras Verdes agradece pela sua entrevista, pela sua atenção e pelos esclarecimentos que nós acreditamos serem úteis para a informação do eleitor de Trizidela do Vale. O espaço fica aberto para as suas considerações finais.
Fred Maia: As minhas considerações finais, Joaquim, é agradecer o espaço do Blog Pedras Verdes. Dizer que é um espaço democrático e muito importante toda essa conjuntura que você está mostrando, de todos os candidatos e, isso é importante para o eleitor que vai ter um discernimento para quem ele vai querer votar. Agradecer as pessoas que escrevem palavras de conforto. Os que mandam uma mensagem boa para gente, tanto pelo Blog, como também pelo celular. Isso é muito importante. Agradecer também aos que escrevem coisas não boas, mas que a gente sabe que no fundo, no fundo, eles gostariam de escrever coisas boas. Um dia eles irão escrever. O meu muito OBRIGADO a todos e um BOM DIA!

Link Patrocinado por:

40 comentários:

  1. qual é o preparo que uma pessoa dessa tem pra administrar, na raríssima opurtunidade que ele teve de se aproximar da governadora, pergunta-lhe se o pneu do carro dela é traçado.kkkk

    ResponderExcluir
  2. TALIBAM
    AROCHA FRED MAIA PARABENS

    ResponderExcluir
  3. Eu fiquei triste, apesar de ter gostado muito da entrevista e observar que o nível das mesmas estão se elevando. - Por favor não venham dizer que uma entrevista não é boa porque foi criticada. Pois, se há crítica, é porque há conteúdo. Pena que às vezes nem o próprio entrevistado consegue enxergar. Fiquei triste por temer ter sido precipitado o lançamento do seu nome como pré-candidato, antes do período legal das campanahas eleitorais.

    Fred, não o conheço como pessoa nem como político, mas encontrei em sua fala virtudes substanciais que podem fazer a diferença nesta eleição que se aproxima e, acho que não preciso elencá-las para os que irão ler ou escutar suas respostas. Pois as mesmas saltam aos olhos.

    Então fica a questão: se não o conheço como avaliá-lo. Só consigo ver uma saída, pelas suas palavras. Sendo assim, vou muito mais tecer elogios que criticá-lo. Sua entrevista abordou pontos crítico (ENCHENTE) e essenciais (EDUCAÇÃO E SAÚDE), escrevi propositalmente os essencias nesta ordem para ressaltar que um povo educado adoece menos. Pois bem, acredito eu, que se você conseguir chegar lá, e, principalmente, vejam como é simples, só são TRÊS ITENS que fazem grande diferença, conseguir amenizar o problema da enchente e fazer com que as escolas funcionem com padrão satisfatório de estrutura e conservação e curar a saúde pública dessa cidade terá num próximo sufrágio aceitação histórica. Mas não vou me abster de tocar, mais uma vez, no ponto mais nevrálgico de nosso meio político e social: a CORRUPÇÂO. Tema essencialmente destruidor de recursos públicos e mantenedor da miséria popular. Sei que quando você fala de hombridade(honestidade) possa ser que aí esteja incutido uma postura não corrupta. Porém, se faz mais que urgente começarmos a debater, principalmente com os que dela usufruem, tal deficiência social que muitos já pregam ser cultural. E isso não passa de um ilícito de dimensão avantajada, que prejudica e muito a realizaçao por políticos, como você, espero, das necessidades do povo. Sabemos que não é fácil, mas exemplificando com a Lei da Ficha Limpa, você percebe o prazer das pessoas em saber que alguns indivíduos não mais se aproveitarão do erário. Finalizando: abraçe também essa causa e não decepcione os que lhe dão crédito.


    Quarta Via.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo... se você não conhece "Fred Maia" ´é melhor não avaliá-lo mesmo! Mas como eleitora de Trizidela do Vale posso lhe dizer que este homem não é espelho de transparencia boa não,é arrogante, passa por cima das pessoas a qualquer custo, pensa que o mundo tem que girar em torno dele mesmo porque as opiniões dos outros não importa para ele, enfim... um vice-prefeito que manda os professores colocar o "rabo entre as pernas"pelo simples fato dos mesmos estarem reveindicando seus direitos!enfim, um homem dessa estirpe jamais é merecedor de comandar uma cidade de pessoas lutadores e que tem dignidade. Pensem bem povo de Trizidela.

      Excluir
  4. Joaquim, o vice prefeito Fred maia não nasceu no dia da mentira mas é uma tremenda mentira.

    ResponderExcluir
  5. "É interesse próprio e particular da Governadora cada vez mais fortalecer o Partido, além de ser o maior Partido do Brasil". Claro, a oligarquia quer ter certeza que vai continuar tendo a ajuda de prefeitos corruptos do MA pra não quebrar o laço oligárquico. Já deveria ter tido uma intervenção no MA diante de tamanha barbaridade.

    ResponderExcluir
  6. Minha gente vira e mexe e a desculpa pra falta de compromisso com o municipio é a enchente. Respeite o povo pré candidato. Já chamou os professores de cachorro e agora tá querendo se redimir pra ver se ganha a eleição e ainda chama o povo de burro? O povo não é besta não, mermão!

    ResponderExcluir
  7. vice-prefieto o que o povo sabe é que o dinheiro da saúde entra e apesar de ser pouco como vc diz mas dá pra pelo menos comprar um remédio pra pressão ou dor de cabeça pra quando o doente chegar lá ter. e essa história de ter médico todo dia é pura balela. Só quem já precisou de qualquer posto ou hospital é que sabe a verdade.

    ResponderExcluir
  8. A saúde do maranhão é uma fraude e a de trizidela do vale tbém.

    ResponderExcluir
  9. “A própria enchente já é uma cultura de Trizidela do Vale.” kiákiákiákiákiá....essa foi imbatível!

    ResponderExcluir
  10. esse fred é uma grande mentira, oras, junto com esse perfeitinho que não manda em nada... forma uma grande dupla olha ai essa adm. acabaram com a cidade sem dor nem piedade, só acumulando riqueza a custa do povo sofrido de Trizidela do Vale ... isso é uma VERGONHA ha de onde veio o posto e as fazendas acorda povo de Trizidela

    ResponderExcluir
  11. Isso não é atitude de alguém que foi eleito pelo povo para representá-los: "Todos devem saber a minha maneira de agir: quando pede a minha presença, eu estou; quando não pedem, eu não estou. Se pedirem a minha opinião, eu dou; se não pedirem, eu fico calado". Então quer dizer que se ver algo de errado vai ficar de boca fechada pq não pediram sua opinião? O povo precisa é de alguem que lute por eles, que brigue, que defenda seus direitos. Tantos desmandos no governo Janio Balé e vc fica calado diante disso? Definitivamente não é digno da confiança do povo.

    ResponderExcluir
  12. se realmente o FRED MAIA for o candidato do JÂNIO BALÉ... Então pode ter certeza que o candidato do PAULO MARATÁ ganhará a eleição... MOLIM... MOLIM... MOLIM... MOLIM... MOLIIMMMMMMMM........

    ResponderExcluir
  13. Olha só a contradição:Trezidela está passando por um momento ruim devido ao estado ter recebido verbas para resolver problemas da enchente e não repassou ao município e ao mesmo tempo quer o apoio deste mesmo governo para sua campanha esquecendo o caos provocado pelo mesmo.

    ResponderExcluir
  14. O índice de rejeição desse cidadão é de cair o queixo. Ele pensa que vai ganhar eleição só no "Oba, oba", com tapinhas nas costas, oferecendo 10 reais a um e a outro, botando paredão na rua pra fazer festa. O povo tá esperto! Projeto que é bom, nada. Não vi nada de consistente nas palavras dele, só diz que vai melhorar isso e aquilo (reconhecendo que o governo do qual ele faz parte, é falho e corrupto), mas não diz como vai fazer.

    ResponderExcluir
  15. os professores vão ti dar a resposta cabra safado , vc lembra o que vc disse com a gente? botar o rabo debaixo da saia ? vc será um pecimo prefeito para educação , vamu ti mandar para o teu RIO GRANDE DO NORTE ! vc lembra do garoto que vc bateu ? ti encherga rapáz , vai ser prefeito lá no cocalim ! se vc for candidato do grupo do prefeito JANIO , nós vamus para o outro lado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho nada a ver com Trizidela, mas se for um professor que escreveu isso aí em cima, estamos em apuros...precisa ser reciclado urgente! Escreve errado demais...

      DORIANA

      Excluir
  16. Não conheço pessoalmento o Fred mais observei que os comentarios são de gente do proprio grupo amantes de Ronaldo medicamentos

    ResponderExcluir
  17. É verdade nós somos Ronaldo de coração,se ele não for candidato nós vamos votar em quem Paulo Maratá indicar,Ronaldo será a melhor opção para Trizidela do Vale.Estamos contigo Ronado não abro nem pro trem,os educadores de Trizidela vão votar em você"Ronaldo,Ronaldo,Ronaldo.PSC 20 neles"Não desiste Ronaldo a tua vez chegou,estamos contigo.

    ResponderExcluir
  18. é triste observar a raiva que algumas pessoas têm do pre-candidato em questão, contudo, sabemos que apesar dos elogios feitos ao seu prefeito, a vida pública do mesmo denota uma riqueza estranha para quem entrou na prefeitura como entrou.
    Ronaldo Medicamentos se prepara para o um vôo suicida: encurralado por seus padrinhos financeiros do grupo chicote, o bom moço está sendo obrigado a calar-se e retirar sua candidatura para que fred passe livre.porém, ele pretende concorrer as eleições mesmo sem apoio dos chicotes e de jânio, o que de quebra pode ser bom para o candidato de paulo maratá.
    O certo é que a trezidela do vale está sem nenhuma opção sólida de votação, em 2012, nossa cidade funcionará como um carrinho de bate-bate, se votar fred ou ronaldo, continua como está, o dinheiro do medicamento, da saúde em geral e da merende escolar , escapará em grande volume para o grupo chicote. se votar no candidato de paulo,votará num modelo que faliu ha oito anos atrás. achamos que a solução tem sangue de maia, mas usa cabelos compridos. salve a força feminina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito no seu raciocinio assim como torço e acredito no nome de kariadne,sei da capacidade das mulheres e essa ai já demonstrou a Trizidela que tem integridade e carater,eu voto nela é nela que vou votar.

      Excluir
  19. a quarta via supõe ver em pedreiras o que ignora ou finge ignorar em Trizidela, é portanto uma via comprometida com interesses pessoais, os quais antevemos serem pedágios caríssimos ha um individuo (via) pseudo intelectualizada que arrota inteligencia, mas deglute pura e sagaz...sagaz...sagaz.. compactuação com o que está errado.
    para muitos és o individuo do submundo dos blogs conhecido como quarta via, para nós és tão somente uma laranja com ares fétidos, um engodo, tal qual a mãe de barriga falsa ou mesmo uma cotidiana nota de três reais.
    caro quarta via, por via das dúvidas passaremos a observar melhor seus comentários com enfase a sua inclinação partidária, pois a partir de hoje é notório e perceptível que ela existe, não para o interesse da cidade,mas para o seu próprio deleite.

    ResponderExcluir
  20. Tem um ditado que diz que porteira que passa um boi, passa uma boiada. Amigo Ronaldo - esse que no passado já conheci mais humilde -, vá cuidar da sua vida, rapaz. Olhe mais para dentro de si e para dentro da sua casa. Quem avisa, amigo é.

    Um quase ex-admirador.

    ResponderExcluir
  21. Com essa briga de Ronaldo e Fred o candidato do Paulo leva fácil,e isso eh ao prA vcs aprenderem,povo burro que nao sabem fazer política,o Fred quer levar essa política forcando o povo,por isso nao vaiavam nada,só um chute bá bunda

    ResponderExcluir
  22. Acho o Fred Maia o retrato da corrupção. As contas do Jânio Balé não foram aprovadas ele estará fora da política nos próximos 8 anos. Enchente Fred, estes projetos serão iguais ao do atual prefeito. Dinheiro público das enchentes desviados e o conjunto para os alagados totalmente fora dos padrões, falta água, esgoto e as próprias casas rachadas e prestes a cair na cabeça de quem não merece isso. Isto é um escândalo e que por se só deveria excluir este grupo de lançamento de candidatura...

    ResponderExcluir
  23. Não sei vocês mas tô doido por um debate. Tenho certeza que ninguem se apresenta mais qualificada que kariadiny, essa sim tem visão e sabe o que diz, vai colocar todo mundo no bolso.

    ResponderExcluir
  24. Uma coisa a kaká já provou: não se vende. a mulher deixou uma secretaria pra acompanhar o jacson lago que não tinha um real no bolso, então me parece cumprir o que diz e tem a palavra da moda "ideologia". o resultado das eleições o povo viu, o candidato q ela apoiou em Trizidela e coordenou a campanha deu uma taca miserável na Rosengana Sarney. A vez das mulheres chegou em trizidela.

    ResponderExcluir
  25. tem gente que parece não entender que o Maratá já era. O homem já provou o que pode fazer por uma cidade: sucatear. é preciso ter inteligencia povo de trizidela.

    ResponderExcluir
  26. Sinto muito, amigo, mas não tente se passar aqui no blog por quem você não é e nunca vai ser. Você que postou um comentário e assinou como DR. X, não colou. Dr. X é uma pessoal culta, sabe falar e escrever. E, pelo visto, você tem que estudar muito. Nós sabemos aqui, deu para sentir?

    JF. Produções.

    ResponderExcluir
  27. Boa idéia,vamos fazer um debate,proporcionado pelo pedras verdes!que acham?cm tds os pre candidatos,vamos ver quem eh homem prA enfrentar

    ResponderExcluir
  28. Quando não conhecemos as pessoas, analisamos as mesmas por alguma forma que ela se apresente. Depois de ler tantos comentários contrários à minha esplanação e constatar aqui no blog o que escreveu um comentarista a respeito da rejeição do pré-candidato, com apenas um comentário de apoio, esse feito antes de minha análise, não posso deixar de dizer que me equivoquei sobre o perfil da personalidade do entrevistado. Contudo, registro ter analisado, como já dito, baseado na entrevista, pois desconheço o comportamento político desse rapaz. E se, Cherlok Homes, pareceu tendencioso o meu comentário é ledo engano de sua parte. Mas há o lado positivo e valoroso, pois os eleitores conhecedores dos falsos objetivos do Fred, vem ao blog abrir os olhos dos desenformados(Quarta Via) sobre o que não salta aos olhos.

    Joaquim Filho inclua nas perguntas as questões já vivenciadas pelos entrevistados para que os mesmos possam explicá-las e deixar-nos com mais base para avalíá-los. Abraço e parabéns pelo quadro.



    Quarta Via.

    ResponderExcluir
  29. Margaret Vieira de Sousa18 de março de 2012 às 20:53

    Quero parabenizar Joaquim Filho pela entrevista com Fred Maia, suas perguntas foram muito bem elaboradas que traçou perfil do pré- candidato para que os eleitores possam avalià-lo, desejo que você continue e que possa entrevistar outros pré candidadtos da região,concerteza você estará contribuindo com o processo eleitoral que escolherá os futuros administradores de nossa região. Um braço

    ResponderExcluir
  30. Quero ver entrevistar eh o prefeito janio bale

    ResponderExcluir
  31. vamos enfrente fred mai estamos com vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo nesta entrevista nada novo nem diferente dos discursos feitos em palanques a oito anos atrás quando Fred Maia era candidato a Vice de Jânio, Não vejo mudanças nem esperanças em um candidato que passou oito anos no poder e não fez nada para salvar os jovens da baixada Trizidelense que se perdem cada dia nas drogas e na prostituição.Pelo contrário, o Pré candidato Fred só tem é contribuido para que essa realidade triste cresça na baixada quando sai destribuindo dinheiro para um bando de malucos comprarem bebidas e drogas e ainda fala que eles o protegem! Isso é o cúmulo do absurdo!Cadê as politicas públicas voltadas para a baixada? Cadê a quadra de esporte para os nossos jovens? Uma oficina profissionalizante para que esses jovens se eduquem em alguma profissão?Esqueceram né? Trizidela precisa urgente de um representante de vergonha na cara que conheça e viva a realidade da nossa gente!

      Excluir
    2. Fred Maia,fui a todas as palestras do Jânio no período da campanha passada, tanto para prefeito quanto para governo,o teu discurso é um só: Falar mal do Paulo Maratá, só que tú tá esquecendo que tú é a alma gêmea dele! Arrogante, Ingnorante,Corrupto,e principalmente: FICHA SUJA!

      Excluir
    3. Fred Maia quer um conselho? Toma um "Medicamento" vá dormir e quando acordar, lembrará que teu tempo de comando passou!Chega foram oito anos, ninguém aguanta mais!Vai fazer sabão pra vender pois vamos precisar para lavar nossa cidade.

      Excluir
  32. Fred maia, e menino jovem bom filho religioso ele não tem culpa se prefeito naum presta errar e humano continuar no erro e burrice todos merece uma segunda governo do janio estar melhor quando.eram no governo ditador do Paulo maratá brutalidades todos tem dão uma chance para ele merece...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei o que você é do Fred Maia, mas você tá certa(a)quando se refere a citação "errar é humano mas permanecer no erro é burrice" pois eu lhe afirmo que votar em Fred Maia é ser burro 03 vezes, se você fala de todos esses "pavores" da gestão do Paulo Maratá, eu lhe afirmo, se Fred for eleito será bem pior que o outro, pois ele é a alma gêmea do Paulo.

      Excluir
  33. FRED? JAMAIS O QUE ESPERA DE UMA PESSOA QUE AGRIDE UMA CRIANÇA COM CORONHADAS DE REVOLVE AINDA QUEM SER PREFEITO ISSO É UM MOSTRO A JUSTICA DE dEUS TARDA MAIS NÂO FALHA

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.