"Mente sã em corpo são"

 
 Por: Joaquim Filho

A partir de hoje estrearemos mais um espaço, aqui no Blog Pedras Verdes, cujo nome será “Mente sã em corpo são”, no qual a finalidade será a de abordar assuntos atinentes às atividades esportivas locais, práticas essas tão esquecidas e desvalorizadas pela nossa classe política e empresarial. E, para não dizer que não é feito nada, quando o fazem, ainda se faz muito pouco pela modalidade esportiva intitulada futebol.

E as outras existentes em nossa cidade? Por que não ajudar, valorizar e incentivar? Fica aqui o protesto do Blog, em nome de todos que fazem e praticam o esporte nas cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale.
Iniciaremos abrindo espaço para o JIU-JITSU, essa arte marcial que teve sua origem no Japão. A luta é voltada para o ataque e autodefesa, porém não há utilização de armas em sua prática. Acredita-se que o jiu-jitsu foi introduzido no Japão, no século XVII, pelo monge Chinês Chen Yuan-Ping. O jiu-jitsu é considerado a base de vários combates esportivos modernos e outras artes marciais, entre elas o caratê, o aikidô e o judô. Fonte: www.suapesquisa.com/educacaoesportes/jiu-jitsu.htm.

Em Pedreiras, na Academia Alternativa, situada na Av. Rio Branco, em frente à Imperial Motos, há dez anos que essa arte vem sendo desenvolvida pelo Mestre Ivanilson, faixa preta, o qual tem sido uma referência forte do jiu-jitsu, na cidade; pois, não se pensa ou se fala nessa arte marcial, sem que venha em mente a figura desse cidadão, que com honestidade, humildade e muita luta, tenta manter o esporte em Pedreiras.

Ivanilson Soares de Lima nasceu em 22 de março de 1975, na cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas. Ivanilson chegou a Pedreiras no ano de 2002 e, ao chegar por essas “bandas”, encontrou um grupo de jovens que desenvolvia a arte, porém sem nenhum conhecimento técnico e teórico. De forma tímida, aproximou-se da academia e quando menos esperava já estava treinando e mostrando os seus conhecimentos e habilidades. Ganhou a confiança e o respeito do pessoal que treinava na época, extensiva até hoje pela nova geração.  

Ivanilson é rebento do casal Ivanir Rita de Lima e Vera Lúcia Soares de Lima, Está casado com a senhora Rosilene Rimar, com quem tem uma linda filhinha de 03 (três) anos, chamada Vera Sofia. Do casamento anterior, Ivanilson tem 03 (três) filhas: Isis, Isabele e Iasmin.

É formado em Contabilidade pela Universidade do Tocantins, é contador da Prefeitura Municipal de Trizidela do Vale, onde trabalha já há vários anos.

Na noite de quarta-feira do dia 14 de março do corrente, por volta das 20h30min, a equipe de reportagem do Blog pedras Verdes fez uma visita ao Mestre Ivanilson Soares, o qual nos recebeu muito bem, permitindo que fizéssemos umas fotos e, em seguida, nos deu uma entrevista, a qual poderá ser conferida na íntegra.

Na oportunidade, queremos agradecer à Senhora Jeane, proprietária da Academia Alternativa e ao Instrutor Roberto; ambos foram muito atenciosos, educados e nos deram toda atenção e carinho durante a nossa permanência no recinto. O Blog Agradece!




LINK PATROCINADO POR: 

7 comentários:

  1. Depois de 10 anos que esse rapaz desenvolve essa arte em Pedreiras finalmente alguém reconheceu e fez uma referência ao meu ex-mestre Ivanilson. Me impressiona a cada dia a criatviida das pessoas que trabalham nesse blog mostra a realidade da nossa cidade. o blog falou a verdade , os politico e empresario daqui pouco ajuda e se interessa pelo esporte.

    Marcos Paulo

    ResponderExcluir
  2. Se fosse cousa suja. Se fosse fofoca. Se fosse vida alheia. Se fosse tragédia. Se fosse escárnio. Se fosse pornografia. Se fosse enfim... o caralho de asa, todo e qualquer desocupado já teria deixado o seu comentário. Mas como a matéria é uma coisa importante, que fala de saúde, esporte e lazer, ninguém fala nada. Sabe o que é isso? A humanidade está caminhando para se tornar quadrúpede e burra. Continue lutando e "lutando", professor Ivanilson, você é um cara do bem e vai chegar lá. Que linda matéria, a qual as pessoas não deram o valor merecido.

    Mãe de Aluno

    ResponderExcluir
  3. Admiro o professor Ivanilson, além de um excelente profissional, me parece uma ótima pessoa. Parabéns pelo trabalho, professor!

    ResponderExcluir
  4. Admiro os praticante de esporte só num tenho corage de praticar kkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Parece ser o cidadão perfeito com excessão da parte que é contador da prefeitura de trisidela. aff...sai daquela babilonia mermão tu é gente boa e não pode se contaminar com aquela corja não

    ResponderExcluir
  6. Oxe e esse ali da foto é o joaquim filho? Olha num sabia que ele era esportista não viu...

    ResponderExcluir
  7. bem o texto fala que o jiujitsu é a base de varias artes marciais como karatê, aikidô e o judô mas, na verdade a base do jiujitsu tradicional japonês é o Daito-ryu aiki-jujutsu que no período Heian (794-1156)era a luta marcial mais violenta da época treinada pelos samurais deu origem ao aikidô e Judô após veio o Jiujitsu japonês tradicional.
    alguns falam que o jiujitsu foi introduzido no japão pelos monges indianos que estudavam pontos de pressão e pontos vitais do corpo humano para usar em combate pois era atacados quando peregrinavam e tinham que defender-se de ladrões.
    ja o brazilian jiujitsu que é treinado aqui no Brasil foi uma adaptação que Helio Gracie criou do jiujitsu tradicional japonês para adapta-lo a sua pouca estatura e pouca força e deu certo, tanto é que no brazilian jiujitsu não existe esse mito de estatura e peso pq para algumas artes o chão é o limite e par o brazilian jiujitsu é só o começo.
    então acho que deu pra entender a diferença de jiujitsu tradicional e brazilian jiujitsu e que o jiujitsu é abse apenas do brazilian jiujitsu e não das outras artes.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.