INAUGURADA DEFENSORIA PÚBLICA DE PEDREIRAS


Defensoras: Gerusa de Castro Andrade Carvalho e Caroline Christiane Barros Nogueira

Aconteceu nesta quarta-feira (28/03), às 17h, na cidade de Pedreiras, a inauguração da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, que agora terá o núcleo Regional da Defensoria Pública, nesta cidade. A cerimônia de inauguração contou com a presença de várias autoridades locais, representantes de entidades de classe e demais segmentos da sociedade.

Provenientes de São Luís, vieram o Defensor Geral do Estado, Aldy Mello de Araújo Filho e a Corregedora da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), Fabíola Almeida Barros, que vieram para a inauguração do Núcleo.

Ainda nessa mesma data, aconteceu na Câmara Municipal de Pedreiras uma audiência pública de implantação do Núcleo Regional da Defensoria Pública, na qual foi colocado que o mesmo servirá para dar assistência jurídica e ouvir a comunidade local sobre os problemas mais frequentes enfrentados pelos moradores da cidade.

As informações colhidas na audiência servirão de base para o planejamento da instituição, no município.
O Núcleo está localizado na Rua Benilde Nina, nº 254, no centro da cidade, que terá como defensoras públicas à disposição da população Gerusa de Castro Andrade Carvalho e Caroline Cristine Barros Nogueira.

Segundo informações colhidas no local, em 2012, a Defensoria Pública do Estado do Maranhão passará a contar com mais 10 (dez) Núcleos regionais, ampliando, com isso, o acesso à Justiça da população economicamente vulnerável do Estado.

Este mês já foram inauguradas a Defensoria Pública de Pinheiro e a entrega do Núcleo Regional da DPE de Pedreiras.

As unidades de atendimento de Chapadinha, Vargem Grande e Bom Jardim começarão a ser estruturadas esse ano e parte delas estará em funcionamento ainda em 2012.

Todas as inaugurações serão precedidas de audiências públicas, no sentido de abrir espaço à população ser uma parceira desse projeto tão importante para os próprios munícipes.

Pedreiras, que integra a região Centro Oeste, contará com duas defensoras: Gerusa de Castro Andrade Carvalho e Caroline Christiane Barros Nogueira, que vão atender a uma população de 39.582 habitantes.

De acordo com o Defensor Geral do Estado, Aldy Mello Filho, a instalação de mais unidades da Defensoria Pública no interior do Estado é fruto do compromisso assumido pela instituição com a sociedade, e não de qualquer interferência politiqueira conforme fora divulgada nos meios de comunicação local, para favorecer politicamente político A ou B da região.

Entre 2010 e 2011 foram entregues seis novos Núcleos Regionais localizados nas cidades de Imperatriz, Açailândia, Carolina, Raposa, Codó e Itapecuru. Os Núcleos de Bacabal, São José de Ribamar, Timon e Caxias também passaram por amplo processo de reforma e modernização. Além da ampliação do espaço físico, foram reestruturados os sistemas de refrigeração, logístico e elétrico. Os Núcleos foram equipados, ainda, com novo mobiliário e equipamentos de informática. Todos os espaços foram adaptados a pessoas com necessidades especiais.

Alguns números importantes se faz necessário ressaltar: No início da gestão de Aldy Mello Filho, em junho de 2010, a Defensoria conta com 47 profissionais e atuava em 5 municípios. Em menos de 2 anos, a Defensoria já chegou em 15 municípios.
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.