EDÍLSON BRANCO SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE FALA DE SUA VIAGEM PARA ARGENTINA JUNTO COM LENOÍLSON



Prefeitos vão conhecer sistema de lixo na Argentina

Um grupo de prefeitos maranhenses seguiu ontem para a província de Córdoba, na Argentina. Capitaneados pelo presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), Júnior Marreca (PV), prefeito de Itapecuru-mirim, eles vão conhecer o sistema de tratamento de lixo na cidade de Lincoln, que é referência mundial. Também acompanham os prefeitos os secretários estaduais de Meio Ambiente, Victor Mendes, e de Articulação Política, Hildo Rocha. O objetivo da viagem é buscar informações para implantação de projetos na área, uma vez que, a partir de agosto, os municípios sem projeto de tratamento adequado do lixo ficarão proibidos de realizar convênios com a União para o setor.

Acompanham Júnior Marreca e os secretários os prefeitos de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), de Anajatuba, Nilton Lima (PV); de Pedreiras, Lenoilson Passos (PV); de Poção de Pedras, Gildásio Ângelo (PSD); e de Itinga, Vete Botelho (PRB).

Os prefeitos, na verdade, correm contra o tempo para se adequar à Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010. Esta lei estabelece que, a partir de 2014, não poderão mais existir lixões nas cidades. E os Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos precisam estar aprovados até agosto deste ano, tanto pelos municípios quanto pelo estado. "Haverá várias viagens por que os prefeitos estão em busca de alternativas para suas cidades. Mas é preciso planejamento para cumprir os prazos", comenta o titular da Promotoria de Meio Ambiente, Fernando Barreto. 

Segundo Hildo Rocha a cidade de Lincoln é referência mundial na coleta e tratamento do lixo por causa do sistema que utiliza. "Eles utilizam o sistema integrado, que faz a triagem do lixo reciclável e faz o tratamento do lixo orgânico, inservível, para reaproveitamento", disse Rocha.
Júnior Marreca pretende estudar a experiência do município em Córdoba para trocar ideias com os demais prefeitos associados à Famem. "A Famem vai buscar subsídios para repassar aos prefeitos maranhenses. Os municípios precisam se adequar às novas regras ambientais do destino do lixo", disse Marreca.

O secretário de Meio Ambiente, Victor Mendes, já tem programadas as audiências públicas que vão discutir o Plano Estadual de Resíduos Sólidos. "A partir do dia 3 de abril, o estado vai iniciar as audiências públicas para discutir o plano", frisou Mendes. 

Além deste grupo, outros grupos de prefeitos devem conhecer outros projetos, tanto no Brasil quanto no exterior. Cada um vai adequar as experiência à realidade do município, garantindo a aplicação da lei. "Há várias alternativas de destinação de lixo no mundo. Mas para trazer a experiência para o seu município, é preciso se planejar", afirmou o promotor Fernando Barreto.

Matéria do Jornal O Estado do Maranhão

2 comentários:

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.