Discurso do Deputado Simplício Araújo na Câmara denuncia Saúde do MA

15/03/2012


Simplício Araújo denuncia mais uma vez situação da saúde no Maranhão

Deputado Simplício Araújo (PPS)
Em mais um pronunciamento na Tribuna da Câmara dos Deputados, o deputado Simplício Araújo, do PPS do Maranhão, denunciou que o Maranhão gasta muito dinheiro e não consegue dar um retorno adequado aos Maranhenses em se tratando de saúde.
Para o deputado, quem resolve a saúde do Estado do Maranhão são os municípios, que estão sem aumento em seus tetos financeiros desde 2009, ou pior, receberam aumento, mas o recurso não está chegando aos prefeitos, que são os responsáveis pela saúde de acordo com a Constituição Federal.
Simplício Araújo denunciou ainda que de 2009 a 2011 o Maranhão recebeu mais de noventa milhões de reais. Esse dinheiro, segundo o parlamentar, deveria ter ido para os municípios, no entanto, o Governo do Estado, através de uma manobra, “alocou este dinheiro no fundo estadual de saúde e não deu satisfação aos municípios nem à população sobre os mais de cem milhões que sobraram, ou não foram pagos aos municípios nos últimos dois anos.
O deputado também denunciou os gastos milionários do Governo do Maranhão com os hospitais estaduais, todos administrados por empresas terceirizadas. Segundo ele, uma única instituição recebia dezoito milhões em 2010 e elevou sua receita para 105 milhoes de reais somente administrando hospitais do Estado.
Para Simplício Araújo, os municípios de Caxias, Imperatriz e São Luis, mesmo penalizados pelo Governo do Estado do Maranhão nos últimos anos, fazem mais pela saúde com muito menos recursos que o Governo do Estado.
Simplício disse que São Luis, com menos da metade do recurso que o Estado gasta, internou 80 mil pessoas em 2011 e fez dez vezes mais cirurgias que os “hospitais milionários” do Governo do Maranhão, para ele, o valor médio e os tipos de cirurgias lançadas no Ministério da Saúde são a maior prova da ineficiência da rede publica estadual maranhense.
O deputado disse que Roseana transformou as UPA’S do Governo Federal em ÔPA’s, pois quando os pacientes graves chegam às unidades federais, os profissionais são treinados para dizer “ÔPA, o problema é do município!”.
Blog Roberto Kenard 

7 comentários:

  1. Caro Pedras Verdes,

    Em Pedreiras existe um péssimo costume.
    Uma coisa de pregar o QUANTO PIOR, MELHOR, ou mesmo de tentar derrubar qualquer pessoa que possa subir na vida, se destacar.

    Tenho visto a trajetória de Simplicio Araújo, tenho vibrado com cada passo dele.

    Durante a campanha, ano passado, ouvi de muita gente que se acha GRANDE aqui em Pedreiras e Trizidela que ele não teria 1500 votos, ele calou a boca de todos com mais de 35 mil votos.
    Não bastou, esses GRANDES comemoraram, dizendo virou apenas suplente, nunca assumiria.

    Mais uma vez tiveram que engolir suas pragas.

    No final de 2011, ele assumiu e de lá pra cá não parou mais, tem demonstrado para o MARANHÃO e o BRASIL, não só para as provincias de Pedreiras e Trizidela, como deve se portar um verdadeiro representante do povo, fez mais em poucos meses que muitos em vários anos.

    Falo isso, porque vibro mesmo a cada discurso dele na Câmara, a cada ação, até os votos dele em projetos eu tenho visto sua coerência, seu compromisso com um Maranhão melhor e um país também.

    Fico triste quando vejo alguns daqui correrem para posar ao lado de Roseana, tentando mostrar INFLUÊNCIA, mas demosntrando claramente sua SUBSERVIÊNCIA a um grupo politico, não ao povo.
    Não vejo os vereadores cobrarem do executivo municipal como Simplicio Araújo cobra do executivo estadual e até mesmo do Federal. Até um estudo do Ministério da Saúde, ele com muita responsabilidade, embasamento e compromisso com a coisa pública cobrou. Imagino e me pergunto : quantas coisas nossos vereadores poderiam cobrar dos nossos prefeitos por aqui ou mesmo o deputado estadual da nossa governadora...

    Tem mais, eu sempre viajo muito, às vezes passo a semana quase toda fora, Bacabal, Imperatriz, Barra do Corda, Timon, Teresina, Fortaleza...

    Por onde passo hoje, quando o assunto é politica, todos falam dessa agradável surpresa politica, essa revelação, esse jovem que vem renovar as esperanças de um Estado inteiro em dias melhores num futuro próximo.

    Por aqui, falam em três possiveis grupos politicos e falam muito em Simplicio Araújo como pré candidato por um deles.

    Sempre busco ver como falam dele, e muitos falam com extrema admiração e orgulho em ter votado nele. Ao contrário de outros que muitos querem esquecer que votaram, dizer que votou em Simplicio virou sinônimo de grife. Quem votou nele se acha um eleitor acima da média, uma pessoa que sabia que alí naquele jovem estava uma nova e boa promessa.

    Alguns, sempre os ligados a velhas práticas e velhos esquemas politicos que ou envergonharam a cidade ou sagraram os cofres públicos tentam desqualificar os méritos dele.

    Mas a cada dia que passa mais se vê de Simplicio Araújo e de sua possibilidade, chego ao assinte de dizer mesmo que se ele estivesse entrado no inicio do mandato já estaria hoje entre os grandes lideres nacionais ali naquele congresso.

    Espero sinceramente que Simplicio Araújo nos dê a grata satisfação de tê-lo sim como candidato a prefeito aqui em Pedreiras em 2012, pois espero julgar os candidatos como sempre julguei: não pela sua estrutura, nem pelo grupo(ou quadrilha), nem pelo peso de maquina da prefeitura, e principalmente, nem pelo dinheiro, pois sempre escolhi meus representantes pela sua capacidade e pela esperança que ele pode nos trazer. Foi a primeira vez que decidi um voto tão cedo. Prefiro ajuda-lo a mudar o Maranhão que ajudar outro a destruir mais nossa querida Princesa do Mearim.


    Inês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sua observação é perfeita; nao fosse a falta de lucidez de nosso eleitorado e de muitos aquinhoados que se perfilam como lideres politicos, essa seria a escolha acertada. Diante desse quadro atual de candidatos, ele é quem melhor reune condiçoes de se tornar Prefeito de Pedreiras
      "Eleitor Consciente"

      Excluir
  2. Tenho quer dar a mão à palmotória e concordar com o texto acima da comentarista Inês. Parabéns pela eloquência, coerência e firmeza de suas palavras. Pode até ser que Simplício esteja aproveitando-se de um momento para projetar-se em sua carreira política. E mesmo que esteja, já valeu pela coragem e determinação que em tão pouco tempo, obrigou essa trupe desgovernada a tentar mais uma vez através de engodo midiático, fazer com que o povo acredite que estão fazendo algo. Rendo-me à postura política de Simplício, e a grata surpresa - como já falou Inês - de termos uma força jovem propondo-se a não ser mais apenas mais um. Talvez, mesmo com a "pregação do quanto pior, melhor" e aqui eu me incluo num primeiro momento, é possível que estejamos caminhando para uma mudança nessa política suja e corrupta do Maranhão.



    Quarta Via.

    ResponderExcluir
  3. O Problema é que todos ficam só no DISCURSO, e na prática tudo continua como dantes no quartel de abrantes, estou farto da falácia dos políticos eu quero é saúde na prática, educação na prática, infraestrutura na prática, nenhum desses ai me enganam mais.

    Ass: Eleitor.

    ResponderExcluir
  4. Nao tem mesmo nome melhor pra representar nossa cidade é só comparar
    Klebinho...
    Socorro Leite...
    Laranja Lima...
    Totonho...
    Raimundo louro...
    Qual cidade no Maranhão trocaria Simplicio por um desses aí?
    Eu quero ter orgulho do meu voto, errei ao não votar nele mas agora vejo quanta diferença existe entre um bom político e um desses que querem só se dar bem.
    Esse tem coragem e merece.
    Simplicio te agradeço pela lição que você me deu, antes de você eu reconheço que nem sabia o que era um político.

    ResponderExcluir
  5. Desculpem a falha: a concordância do verbo na terceira pessoa do plural "estão" com trupe é descabida. Correto: a trupe está.

    Quarta Via.

    ResponderExcluir
  6. Cara Inês,

    Agradeço imensamente seu comentário, gostaria de sua autorização para reproduzi-lo num jornal sobre meu trabalho na Câmara que sairá em breve.

    Grande Abraço,

    Parabéns mais uma vez ao blog.

    Simplicio Araújo
    DEPUTADO FEDERAL

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.