Que caminho seguir?



"Quem não sabe encontrar o caminho ideal vive para ’seu’ de um modo mais leviano e insolente que um homem sem ideal.” 
Nietzsche

“Gato, qual o caminho correto? … Para quem não sabe onde quer ir, então qualquer caminho serve!" 

(Lewis Carroll).


Fonte: Normalidade II - Quino e site Só Filosofia

3 comentários:

  1. O texto políco cidadão tá legal, mais esse aqui ou filosofia sem graça!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pelo contrário caro anônimo. Entenda, releia, reavalie. Sem graça, pode até ser, no entanto necessária. Mostre para nós onde você estaria nessa fila. (desafio)... Que caminho você quer seguir?

    ResponderExcluir
  3. Esse desenho é muito complexo em sua compreensão devido a falta de descrição sobre o sentido da fila, por exemplo, é uma fila bancária? Ou operarios entrando em uma fábrica? O até mesmo a fila para entrada no céu/inferno? Seria uma representação dos currais/apriscos eleitorais?

    Mesmo sem saber dessa preciosa informação, podemos notar que ha um processo de alienação, tornando o individuo em um dito zoobie (morto-vivo, sem vontade propria) que não mais se questiona e apenas segue em uma devoção cega, no que acarretará um bem ha alguem que não necessariamente é ele próprio.

    Neste cenário é possivel ver um ser pensante, que por desentoar do coro, muitas vezes é tido como subversivo, amoral, anormal. Isso por se indagar sobre um processo falido ou um tradicionalismo nocivo. Um bom exemplo disso: Os Eternos Seguidores dos Sarney's

    Então partindo dessas ideias pode-se afirmar que aquele que pensa diferente da grande massa manipulada é condenado.

    Na nossa historia podemos ver exemplos de pessoa que desentoaram dos demais e marcaram profundamente a historia da humanidade: Jesus Cristo, Gandhi, Martin Luther King.

    Mas essas pessoas só marcaram nossa tragetoria enquanto humanos, pois não se venderam, não trairam suas ideias nem ideais.

    Isso nos traz ao questionamento, quem nos somos nessa ilustração?
    Um ser pensante ou apenas mais um manipulado

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.