FILHOS DE ELI E A MÁFIA DA FÉ

Foto: Pedras Verdes
Arte: Quim Buckland [blog JPEG]
Tratar de tal assunto em nossa comunidade constitui quase um sacrilégio, passível até de excomunhão, no entanto, não é de hoje que muitos sabem o poder da religião sobre as pessoas e consequente sobre a política. 

A política e a religião, nada mais são do que irmãs siamesas impossíveis de serem separadas. Laços estreitíssimos fazem com sobrevivam; diria até que as duas têm um mesmo coração. Apesar de estarem num mesmo corpo, historicamente uma andou tentando furar o olho da outra em vários momentos. 

Em seu âmbito mais elogiável, buscam ajudar os pobres, desvalidos e a sociedade de modo geral. A Religião tenta construir um mundo ideal, para aumentar a felicidade do homem, torna-se evidente que; jamais atingirá essa meta se a política não for congruente. Neste sentido, uma Política meticulosa requer políticos íntegros dotados de todo preparo religioso possível. 

A vozes dos líderes religiosos em seus mais diversos níveis hierárquicos ou ordem religiosa quando bem proferidas, batem com força no tímpano dos políticos e dos fiéis eleitores, estes por sua vez, a respeitam como um rugido de um leão e se inebriam com se fosse o belo cantar de um valoroso curió. 

Chamo a atenção para aqueles que usam e abusam da bondade e da boa fé das pessoas, assim como os charlatões ou até mesmo o próprio anticristo. Logo, atuam dentro da igreja, causando discórdia e enfraquecendo toda uma comunidade. Estes então infiltrados nos mais diversos grupos religiosos, vindo desde muito tempo e se aproveitando da estrutura da fé. Não é difícil identificar esses lobos, que ao invés de preparar-se espiritualmente e fundamentando-se nos princípios de Jesus Cristo, estão de olho mesmo é nas ovelhas. 

Os Sacerdotes, não podem se afastar da igreja, no entanto não podem deixar de participar das políticas públicas, isso gera uma questão polêmica: O papel da Igreja nas Políticas Públicas. 

Nossa opinião é que a Igreja tenha uma postura imparcial, contudo, venha em defesa do povo e das políticas certas, sendo que os religiosos jamais devem esquecer seu papel quanto líder espiritual. Estes últimos têm formação avançada e podem muito contribuir com o processo político, principalmente nos bolsões de pobreza e nas localidades mais afastadas. 

Em Pedreiras e Trizidela do Vale, há muito tempo essas questões vem se embaraçando e constrangendo a comunidade, muitos se lembram dos fatos ocorridos quem envolvem padres, freis, pastores, diáconos, freiras, gideões, missionários, bispo, profetas, apóstolos, o diabo a quatro. Uns pecaram de verdade, e feio, outros são vítimas, outros se enveredaram por campos alheios a eles, o certo é que o poder paralelo e obscuro não perdoa e assim acontece novamente. 

Tenho minha fé no cristianismo, acredito e confio em Deus e tenho o temor Dele. Fico com a pulga atrás da orelha com esses movimentos repentinos da Santa Igreja Católica. Analisem os fatos passados e presentes e tirem suas conclusões. 

“Rezemos por nossa paróquia, e que o Senhor ilumine a cabeça de nossos administradores, afim de que as decisões tomadas possam ser de acordo com a vontade do Senhor.”

DEIXO ESTE LINK, CLICK E REFLITA: Congregação de Nossa Senhora de Sion
OREMOS:
Oração pelas Vocações

Ó Jesus, Bom Pastor,
Vós viestes procurar e salvar
o que estava perdido.
Instituístes o sacerdócio na Santa Igreja,
para que se perpetuasse a obra da Redenção.
Nós vos pedimos instantemente:
Mandai operários à vossa messe.
Mandai sacerdotes dignos à vossa Igreja.
Mandai irmãos religiosos.
Mandai irmãs religiosas.
Fazei que todos os que, desde a eternidade,
escolhestes para o vosso serviço
sigam o teu chamado.
Confirmai todos os sacerdotes e religiosos
na sua vocação e abençoai seus esforços e trabalhos.
Fazei que sejam o sal da terra:
o sal que preserva da corrupção.
Que sejam luz do mundo:
iluminem os fiéis pela palavra e pelo exemplo.
Dai-lhes sabedoria, paciência e fortaleza,
para que promovam a vossa honra,
e os conduzam à vida eterna.
Amém.

52 comentários:

  1. os mesmos bandidos que atuam sorateiramente na politica de Pedreiras, está na religião também.....vejam quem são os empresários.

    ResponderExcluir
  2. Sou católico, acompanho a vida da Paróquia local e NUNCA vi um Sacerdote fazer uma pregação que tomasse partido de candidato A,B ou C.Não nego que muitos fiéis são engajados na política local e que entre eles muito se conversa sobre política,afinal eles têm essa liberdade.Não gostei da matéria e principalmente do título que não deixa claro se essa MÁFIA DA FÉ, refere-se à Paroquia de S.Benedito ou a seus sacerdotes, o que deixa dúvidas no leitor menos informado.Por isso peço ao blog que esclareça o que quis dizer com a expressão MÁFIA DA FÉ, ou o porque da FOTO DA IGREJA LOCAL ter sido pintada de vermelho o que lhe confere um aspecto de maleficio a comunidade,ou até mesmo diabólico.

    ResponderExcluir
  3. Klev, para o bom entendedor, meia palavra basta! Você é católico mesmo? ... procure participar mais da vida de sua igreja, aí você verá o que acontece por trás da igreja.

    Padre Quevedo

    ResponderExcluir
  4. Vejaomos os dois lados Pedreiras gestor católico totalmente vingativo e desumano.Trizidela pre candidato evangelico q patrocina festa de uma ponta a uotra.E aí onde estar os principios cristãos.É uma pena o grolado q c tornou a política-religião.

    ResponderExcluir
  5. perguntei para o povo de Deus o que aconteceu na igreja de Trizidela do Vale e pq os freis saíram...? Quanta hipocrisia. E em Pedreiras, Pergunta para o Pe. Zé o que aconteceu... perguntei ao Padra de Sion. Minha Santa Perdoa-nos.

    Ass: Abusado por hipócritas

    ResponderExcluir
  6. Eu li o texto e percebi que se tratada de questões que nao condizem com a atitude da igreja de Cristo, o povo tem usado a igreja para propagar politica, isso faz divisoes entre os fieis.

    ResponderExcluir
  7. Ao "PADRE QUEVEDO": Ai é que está, eu participo ATIVAMENTE, e nunca vi. Agora que tem PANELINHA de FIÉIS que apoiam candidatos ou políticos A,B ou C, isso tem! Mas eles podem, o que não pode é o SACERDOTE usar o púlpito como palanque, e isso EU NUNCA VI!

    Assinado: KLEV2009

    ResponderExcluir
  8. Outra coisa seu QUEVEDO, a Igreja é composta de pessoas humanas PECADORAS, ela não pode proibi-los de entrar ou participar das coisas da Igreja pelo fato de serem empresários ou políticos,afinal Jesus preferia andar com os pecadores do que com os puritanos como você quer demonstrar ser.Por isso na sua sagrada liturgia ela sempre os convida a deixar as práticas ruins, se eles não deixam....ai, é entre eles e Deus! Assinado: KLEV2009

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente com o Klev2009, essa arte não tem nada a ver. Gosto pacas do blog e das artes que ele publica, mas essa tá d-... Afinal em todas as religões tem alguém que faz merda, só não podemos generalizar, pois tenho certeza que há muitos católicos que não participam de coisas desse tipo. O prédio não é diabólico pra ser desse tom.

    ResponderExcluir
  10. acho q o blog pegou pesado,mas q a coisa ta feia entre política e religião a isso tá.E nos ultimos tempos parece q ficou junto e misturado.

    ResponderExcluir
  11. A amada e Santa Igreja está ferida, sou testemunho dos acontecimentos que sempre ocorreram e vem ocorrendo. Graça a Deus a coisa boas sobrepõem as Ruins dentro da igreja, A fé do povo de Pedreiras é muito grande.

    A cor nada mais é do que um instrumento de reflexão ou que leve a tal. Por favor vejam como

    O vermelho é usado no Domingo de ramos e na Sexta-feira Santa; no domingo de Pentecostes, nas celebrações da Paixão do Senhor, nas festas dos Apóstolos e Evangelistas (com exceção de São João), e nas celebrações dos Santos Mártires. Simboliza as línguas de fogo em Pentecostes e o sangue derramado por Cristo e pelos mártires, além de indicar a caridade inflamante.

    Não há nada de diabólico na igreja, a não ser o ato de alguns irmãos

    Espero que se lembrem do sangue de CRISTO, que foi derramado por nós. Acreditem, mais do que nunca nossa igreja precisa de nós.

    Por favor, antes de comentar leiam o texto atentamente.

    ResponderExcluir
  12. Não sejamos hipócritas!

    Sabemos que esse não foi o sentido da cor avermelhada.

    ResponderExcluir
  13. Gente quanta besteira, adiscussão que deveria ser gerada era quanto a atuação dos fieis, é por isso que Pedreiras nao vai rpa frente pq tem gente q procura cabelo em ovo.

    ResponderExcluir
  14. Sei quem é essa Mulher Gavião...

    ResponderExcluir
  15. Realmente estão desviando o sentido do texto,analizem a conduta d muitos q ali estão,ai sim vai gerar frutos essa discursão.A cor é vista do anglo d cada um.O vermelho pode c a igreja sangrando com tanta hipocrisia.

    ResponderExcluir
  16. Eu fiz a arte e antes de tudo me permitam rir,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,Klev2009 você já viu o diabo? O que tem haver ele com o vermelho?
    Jugar um Blog, uma pessoa e um conteúdo por que a igreja está pintada de vermelho, se deligarmos um pouco mais a TV e lermos um pouco mais a Bíblia Sagrada veremos que o vermelho representa mais a obra de Cristo do que a do Diabo... Que tal Apocalipse 19:13. Se o céu estiver cheio de pessoas com essa mentalidade, Senhor me deixe aqui mesmo, não fará diferença...

    ResponderExcluir
  17. Ao quim buckland: EU SEI que o diabo não é vermelho, mas isso foi culturalmente plantado na mente do povo pelas artes, música, filmes etc.Então o que você acha que essa mentes intuirão primeiro? Pense bem, antes de expor a sua "arte", principalmente quando ela tratar com ícones religiosos. No mais...aceito sua explicação,para mim está exclarecido.

    ResponderExcluir
  18. Antes de tudo, eu não faço arte para as pessoas [exceto as que são pagas...] por isso não fico atrelado a culturas herdadas da idade média, minha arte não se baseia na visão das pessoas, a final de contas o que é a igreja? Se não um hospital, lá entra todos os tipo de pessoas em busca de "cura", a cura que só Jesus pode dar.
    Como artista o que devo eu fazer? Me omitir, deixar que as pessoas fiquem presas as fábulas, os grandes do passado não fizeram isso, nem eu que sou tão pequeno farei o mesmo. Minha arte nunca vai agradar a todos, e não vou me deter nesse objetivo, eu sou amigos de padres e pastores, mais antes de tudo, sou amigo da Verdade...
    Até mais vê...

    ResponderExcluir
  19. O Mais interessante é que se vê o Diabo em tudo...

    ResponderExcluir
  20. Não achei interessante o rumo q foi tomado os comentários dessa matéria,acho q passou em branco muita coisa.

    ResponderExcluir
  21. A proposta do texto realmente foi desviada. A crítica não é pura e simplesmente à Igreja Católica, mas sim, às pessoas que se aproveitam da fé e usam a estrutura da Santa Igreja.

    Não vou ficar apontando pessoas ou fatos, acho que o texto foi suficiente, para promover uma discussão e chamar atenção para este problema.

    Pessoas de dentro da Igreja entenderam o recado, muita gente, apesar de não ter comentado concorda comigo, pois sabe o que aconteceu e acontece dentro das IGREJAS.

    Sabem o que realmente ocorreu quando, da saída do Pe. Vagner e Zé Alberto e os três de Trizidela do Vale?

    Os pastores Evangélicos são um capítulo à parte, requer outro texto.

    A Igreja é do POVO DE DEUS. TODOS! NÃO DE MEIA DÚZIA.

    ResponderExcluir
  22. ja vi muito esse quim num-sei-o-que falar mal da igreja catolica

    ResponderExcluir
  23. 2 Observações:

    1° Por melhor que seja a intenção do texto (e concordo com ele em vários pontos) a imagem realmente foi de mal gosto.

    2° O Texto da Oração pelas Vocações está incompleto.

    ResponderExcluir
  24. Pela ultima vez me pronuncio sobre a arte da igreja... Antes de tudo, acho toda essa polêmica cômica. Se para quem apresenta-se como Paróquia a imagem é de mal gosto, é problema seu, a visão é sua, e ela pouco me importa pois seres humanos diferem em suas visões de mundo. Apena fui solicitado a fazer a imagem tal como está, leiam o texto perguntem ao Pedras e ele acredito eu, lhes responderá. Tentar imaginar o que eu imaginei ao fazer essa imagem, pelo amor de Deus é um pecado tão grave quanto o pela qual a imagem é apedrejada. Por que a igreja está de vermelho? Lembrem-se que todo artista tem uma inspiração, no meu caso não foi o Diabo, mais a prática Cristã dos dias atuais. Quão bom seria se os Cristãos [nós] defendessem tanto Cristo como defende a instituição igreja.
    Ouvir falar do Quim é uma coisa, conhecer o que faço e por que faço, só vindo a Rua Travessa José de Freitas,Bairro do Engenho...
    É por isso que a igreja[ cristianismo...] vem perdendo adeptos e fazendo ateus, os ritos, as regras estão acima do ser humano, mais são eles que as dão sentido pleno. Se a igreja está suja, não sou eu Quim que a está sujando. Essa polêmica só prova de que as sombras[até chifres tinha o Diabo coitado...] da Idade Média ainda sobrevivem. Respeito a Igreja Católica, como respeito a Evangélica, não faço parte de nenhuma delas. Lendo o texto vi que o Pedras Verdes no post não cita a igreja católica, pode ser a Assembleia, a Batista, a da Graça...
    Pelo visto você não me conhece, pergunte a quem convive comigo, católicos principalmente... Respeito a igreja católica, apesar de não concordar com algumas de suas praticas, assim como não concordo com algumas práticas evangélicas, estão defendendo o que não precisa de defesa, Deus. Já a igreja é outra coisa... Não vou me deter ao detalhe de uma igreja vermelha, amarela, branca, roxa, aquilo é só uma estrutura, pensem o que quiser pensar e por isso sejam jugados. Até a próxima em um outro assunto...

    ResponderExcluir
  25. PARÓQUIA DE SÃO BENEDITO, VOCÊ REALMENTE QUE SABER O QUE É DE MAL GOSTO ALÉM DA COR DA IGREJA?

    NÃO FALAREI EM RESPEITO ÀS PESSOAS SÉRIAS QUE CARREGAM A VERDADEIRA IGREJA DENTRO DE SI.

    A COR DA IGREJA É SÓ UM DETALHE, A DISCUSSÃO PRINCIPAL NEM COMEÇOU AINDA!

    ResponderExcluir
  26. Os homens (assim como a política) são sujos, só quero que respeitem o sagrado. E acredito que isso seja consenso geral.

    ResponderExcluir
  27. Aonde está o desrespeito, na arte ou na cabeça das pessoas? Como assim a politica é suja? Jesus não foi um politico?

    ResponderExcluir
  28. Quim tu disse que nao se pronunciaria mais, cadê sua palavra?

    ResponderExcluir
  29. Bem, me isento de comentar em lugares onde as palavras são deturpadas. Adeus.

    ResponderExcluir
  30. Paroquiano, assim como você eu sou filho de Deus, Católico, fui acólito, cresci dentro dessa igreja, vi muitos Padres e pessoas boas dentro da mesma.

    A igreja foi muito bem aproveitada no meu processo de constituição moral e religioso. "FELIZMENTE" temos visões de respeito diferente.

    Para mim, não é uma COR, que vai mostrar meu respeito ou desrespeito a uma imagem sagrada, mesmo por que o vermelho neste contexto foi provocativo sim, mas, além disso, foi para destacar a IGREJA e lembrarmos do SANGUE QUE CRISTO DERRAMOU POR NÓS e seu sofrimento. Não há nada de DIABÓLICO, pois o mesmo não tem poder sobre a IGREJA DE JESUS.

    Não se deixe usar, pelo mal que cerca muitas pessoas que ali dentro.

    ResponderExcluir
  31. Eu disse pronunciar, e não perguntar, eis o mal de nós brasileiros, eles não atentam para os detalhes.

    ResponderExcluir
  32. É vdd Quim o mal do povo é não saber entender as coisas, e por isso vou te mandando o significado de da palavra PRONUNCIAR

    v.t. Articular, proferir: pronunciar mal as palavras.Decretar, publicar, declarar com autoridade: pronunciar um julgamento. Questionar, perguntar, impôr opinião. V.pr. Manifestar sua opinião: pronunciou-se contra o projeto. (Dic. Aurélio ano 2010)

    ResponderExcluir
  33. Eita Quim ,agora essa ai calou tu boca hein?

    ResponderExcluir
  34. É por isso que quando a pessoa tá se achando a queda é grande. Queimou a língua com papa heheh

    ResponderExcluir
  35. Um homem falha uma vez, duas jamais...Valeww a dica caro anonimo...

    ResponderExcluir
  36. Eita que ele aprendeu o caminho da humildade rapido hehehhe

    ResponderExcluir
  37. Ei anónimo o Quim e bom caratér,e tu? morre de inveja dele.Pracura um espaço pra te deixa o rapaz trabalhar.

    ResponderExcluir
  38. Fico me perguntar, o que há em mim pra alguém ter inveja?... Sow feio, pobre, apenas um garoto latino americano sem dinheiro no banco, no interior, sem parentes importantes.
    Valew ultimo anonimo...

    ResponderExcluir
  39. Pelo jeito tem gente que não tá gostando da discursão. Já tá até gritando.

    Como diria um amigo meu. Mijei com essa história.

    ResponderExcluir
  40. Primeiramente, gostaria de dizer que achei a arte linda. A igreja pintada de vermelho, que culturalmente também se convencionou dizer da cor da paixão, e que me remete ao amor, e como sabemos: Deus é amor.. Então, parabéns a um dos melhores designers que conheço na atualidade, Quim.
    Quanto ao tema da discussão, a igreja é uma instituição composta por pecadores? sim, acho que é. Ela não se isenta do que os pecadores que a compõem pregam. Não dá pra separar o que o Padre A fala na missa do que ele pensa fora dela, isso é negar o caráter humano e dizer que o padre na hora da missa se torna um robô que só lembra-se das palavras da Bíblia.
    A igreja historicamente traz esse traço de relação entre poder Estatal e a própria fé, e isso trouxe alguns estigmas negativos a ela, mas isso é inevitável. (isso não é de todo mal, principalmente quando as igrejas assumem seu ar político, exemplo é a atuação da CPT, das Pastorais operárias - na católica -, e das igrejas protestantes com suas ações sociais).
    Quanto ao vermelho como símbolo do maléfico: Há uma explicação histórica quanto a isso. (rs). O vermelho foi dito pela igreja como sendo do mal, pois a cor forte indicava altivez, alegria, e isso era tomado pela igreja como incitadora de idéias contrarias, assim de heresia. Outra justificativa é o vermelho ser associado aos comunistas, e nos escritos marxistas mais materialistas, a igreja ser descrita como o ópio do povo. A igreja atuou de forma contundente contra os comunistas, considerando-os de hereges. Todos sabem que os comunistas escolheram a cor vermelha pra simbolizar a luta, logo o ódio construído, também, pela igreja a essa cor.
    Dizer que o vermelho foi construído culturalmente como sendo a cor do diabo, de forma simples, é perigoso, prefiro dizer que o vermelho, assim como outros símbolos representativos, foi produzido como sendo a cor diabólica por conveniência da igreja, que constituiu um interesse ideológico, e que tem íntima vinculação com a reprodução do seu poder sobre as pessoas.
    É inevitável que os sacerdotes preguem interesses particulares, eu no meu catolicismo, creio que em toda igreja, assim como na minha, devemos ter cuidado com os nossos pregadores, e filtrar seus interesses particulares e que vêm de uma relação política com algum grupo e que apenas vai trazer benefícios pessoais. O espaço da igreja (seja ela qual for) é um espaço político, e eu prefiro os padres e pastores que se dizem políticos, aos que se dizem isentos, pois estes a gente pode localizar de imediato sua posição em relação a comunidade de forma geral.
    Ass: Sávio José

    ResponderExcluir
  41. Fico empolgado quando vem alguém aqui e demonstra conhecimento, trás novas informações e desperta nosso senso crítico, jogando uma pá de cal em nosso senso comum.

    ... agradecido pela explanação, Sávio Jose; que as pessoas que aqui frequentam tirem o máximo proveito de tal discussão.

    ResponderExcluir
  42. Caracas, esse foi meu professor.
    Gostei muito do texto. Por isso vc vai ser doutor.

    Mas mesmo assim, não gostei da imagem.

    ResponderExcluir
  43. Claudinez, meu amigo, você tem todo o direito de não gostar da imagem. O que falei no meu texto foi apenas para desmistificar o argumento do vermelho diabólico. Nós fomos formados dentro de uma sociedade e somos síntese dela é inútil tentarmos nos desvincular de todos os seus valores, podemo ponderar isso sim, mas negá-los não dá, e o valo que a igreja (todas elas) nos traz historicamente é muito forte, logo, a gente tende a ver somente por esses valores, mas minha tentativa é refletir sobre um desses valores, o do simbolismo que há e que não é isento de política também. Nós associamos a cor vermelha a determinado simbolismo, pois houve e há um valor formado na sociedade em geral (e que a igreja teve e tem forte poder) que indica isso. Mas isso não implica que todo o vermelho possa significar isso, bem no inicio atribui um outro sentido, o vermelho paixão, e pra mim, nesse sentido a imagem poderia se tornar um marco na estética do lugar: o amor que está acima (muito bom esse sentido)..

    Viva o direito de discordar e viva o direito de expressar arte com outros sentidos, inventar um sentido é resistência a algumas formas de poder, principalmente um poder que tenta moldar os sentidos (e simbolismos) a sua reprodução.
    Quando ao Mr. Hell, não tentei demonstrar conhecimento, apenas argumentei, como todos os outros.. As vezes o argumento ele tenta uma certa coerência com uma forma de pensar, e isso tentei aqui, apenas a coerência com minha forma de ver a situação.

    De novo deixo meus parabéns ao Blog Pedras Verdes, que sou assíduo. Assim como meus parabéns ao Quim, integrante do JPEG, outro blog que sou assíduo.

    ResponderExcluir
  44. Por isso mesmo, deixa pra lá, relaxa professor. Grato pela sua ótima argumentação.

    ResponderExcluir
  45. Pedras Verdes, diz: "Deixa pra lá, relaxa professor" se tu não quer que o povo comente tira o blog da net, se ele ta ai é pro povo comentar mesmo e opinar, agora tu fica valorizanod uns e outros não, qual é pedrinhas?

    ResponderExcluir
  46. Não me contive:

    gente a arte da igreja varia em seus aspectos. Não há certo ou errado, mas, há concordâncias e discordâncias, é a democracia que vivemos. Pessoas inteligentes discutem ideias.

    Admiro meu amigo Claudinez, porque soube se impor, tiro uns pontinhos do Quim (Joaquim) porque no meio do debate, fez argumentações que não caberiam no momento, caso ele tivesse um pouco mais de calma, e não ficasse rebatendo a opinião dos demais, não estaria essa polêmica toda.
    Quanto ao meu Prof. Sávio José, tu continua o mesmo né seu *** (risos) deu uma tirada no dono do blog (típico dele), porém a cor vermelha representa várias ideologias para o "bem ou para o mal". No mais, afirmo que a discussão está aplausível, e as ideias trabalhadas estão 100% corretas. Minha opinião.

    ResponderExcluir
  47. Mas que a imagem é de muito mau gosto, isso é....E quanto as colocações do Professor Sávio...bem, são típicas de quem se acostumou a ver a Igreja como opressora, baseado nas idéias iluministas e contidas nos livrinhos bem parciais de história.Frequento a Igreja Católica desde bem jovem e nunca me senti oprimido, ou "dominado" intelectualmente pela mesma, ao contrário sempre encontrei nela aquilo que me basta a PALAVRA DE DEUS e a EUCARÍSTIA.Boa noite a todos.

    ResponderExcluir
  48. Um esclarecimento ao Klev 2009, geralmente quem é oprimido, desconhece sua condição como tal, é por isso, que não há uma revolta desses oprimidos contra o sistema que os condiciona a tal situação. Não quero dizer aqui, que a Igreja oprime, ou que vc é oprimido, só quero dizer que sisplemente o fato de você achar que não é oprimido não é o bastante para chegar a esta conclusão. A Reflexão deve ser mais intensa e mais duradoura, para que realmente possamos ter alguma certeza quanto a condição de sermos ou não oprimidos........

    Quanto ao restante das opiniões, algumas interessantes, outras demonstranto pouco conhecimento, mas a maioria demosntranto um EGO super-ativido... não deixem seu ego te corromper. Um abraço.

    ResponderExcluir
  49. Recado para a mulher Gavião:
    Você falou que tem gente que ainda procura cabelo em ovo. Por que? Você acha que ovo não tem cabelo.
    Os meus pelo menos são bastante cabeludos.
    Quer ver, mulher Gavião? Mas não vá bicá-los.

    CUNHÃO BARBADO

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.