BOM SENSO OU SENSO COMUM?


 “O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.”
Albert Einstein

Precisamos de mais pessoas com espírito humanitário na comunidade, e se for gestor melhor ainda. Descobrir as causas do sofrimento humano não é tarefa tão difícil: olhemos nosso governo, reflita na pessoa de nossos governantes ou mesmo suas táticas para chegar ao poder. 

Queremos levar você leitor desse BLOG, a conhecer os princípios de um bom governo, para que possam discutir racionalizar e leva-los a serem multiplicadores de uma nova esperança contida na mesma que fé que é capaz de mover montanhas.

Uma cidade além de um “bom” nome para ocupar o mais alto cargo do poder executivo do município, requer uma pessoa preparada e humanizada. Este “bonzinho”, sendo financiado por dinheiro que vem de todos os lados, não saberá de que lado sairá o bronze destinado a manutenção da comunidade e o conforto de toda uma sociedade, principalmente no que tarje a situação dos mais pobres.

Estes, pobres, desamparados estão sempre em desvantagem ou mesmo em situação de risco. Pessoas em situação de vulnerabilidade mantêm o mesmo comportamento de risco em todas as eleições. Estão sempre abertos a relações desprotegidas com novos e velhos parceiros políticos – mal sabem estas desprivilegiadas pessoas que o vírus da corrupção é extremamente devastador é responsável por altas taxas de morbimortalidade e dizimam milhares de indivíduos em nossa regional.

O escritor humanista Thomas Paine em seu livro, O Senso comum diz:

A sociedade é produzida pelas nossas necessidades, e o governo, pela nossa maldade; a primeira promove positivamente a nossa felicidade, unindo as nossas afeições, enquanto o segundo o faz negativamente, refreando nossos vícios. A primeira encoraja o intercâmbio, o segundo cria distinções. A primeira é uma patrocinadora, o segundo, punitivo.”

Diz ainda:

“A sociedade em qualquer estado, é uma benção, enquanto o governo, mesmo no seu melhor estado, não é mais que um mal necessário; e em seu pior estado é um mal intolerável.

Nós fornecemos ao governo, os meios pelos quais nos fazem sofrer. Retornemos a Paine:

Se os impulsos da consciência fossem obedecidos clara, uniforme e irresistivelmente, ninguém precisaria de outro legislador; mas, como não é o caso, os homens vêem-se obrigados a ceder uma parte de sua propriedade, a fim de providenciar meios para proteger o resto; e são levados a proceder assim, levados pela mesma prudência que, em qualquer outro caso, aconselha-nos a, dentre dois males, escolher o menor.”


Reflita o texto, trançando paralelos em nossa comunidade. Qual a real necessidade de vivermos neste cativeiro político? O que realmente temos de bom depois da política? A nossa vida no dia-a-dia é tranquila?


Deixo uma mensagem para os pensamentos fluírem melhor. Para tanto, peço ajuda a:


 
CLIQUE NA IMAGEM 
PARA AMPLIAR

8 comentários:

  1. seria melhor que todos usassem o bom senso mesmo, difícil é torar o pensamento do senso comum

    ResponderExcluir
  2. O texto tá bom,e o trecho d Mari Quintana foi a melhor parte,pois serve realment para uma reflexão"qual nossa posição diante do proximo? e nossa contribuição para uma sociedade mais justa?"Podemos iniciar contribuindo escolhendo pessoas mais humanizadas para representar a maioria e não a minuria.

    ResponderExcluir
  3. O povo é muito maior sim, no entanto. Analogicamente falando: "O que adianta ter milhões de pés de babaçu, se todos estão presos a suas raízes e a maioria de seus frutos retornam ao inicio, perfazendo o ciclo incorreto?"

    ResponderExcluir
  4. Mr. Heel os seus textos são otimos o blog esta bombando,mas não sei c vc observou q os comentários são bem poucos para o tanto de acesso,agora observe os comentarios da materia da conferencia da saude bombaram né e sabe por q?porque essas materias globalizadas não intiga tanto quanto aquelas q estamos ali vivenciando.Tem muitas matérias locais q seria interessante estarem no seu blog para manifestação popular como o caso do ex e atual prefeito de Trizidela;o fechamento do hospital NSDG;coletiva cedida pelo prefeito etc.Estamos esperando sua manifestação em relação as materias locais.Seria b mais interessante.

    ResponderExcluir
  5. Sobre a NSDG QUINTA FEIRA VAI TER ... MAIS EMBATES.. VAI NO PRONUNCIAR LOGO DEPOIS... TRIZIDELA É TÃO COMPLICADO QUE ESTAMOS TENDO ALGUMA DIFICULDADE EM CONFIRMAR ALGUNS FATOS E RESUMIR, MAS LOGO ESTAREMOS FAZENDO ... AGUARDE..

    ResponderExcluir
  6. Eita que o povo gosta mesmo é de baixaria.. hehehe estão vamos lá!

    ResponderExcluir
  7. Caro Anônimo, creio que esteja equivocado. O pensamento proposto no post é super válido do que nós enquanto sociedade, na "inocência de nossa ignorância" deixamos as coisas correrem frouxas e acabamos sendo atropelados pelos interesses maiores do sistema.
    Creio que a culpa dessa situação seja nossa mesma.
    O que a sociedade, em termos de comunhão e união faz realmente de efetivo para amenizar o combate as drogas (será que uma passeata e discursos inflamados resolvem mesmo?), a falta de creches, a pobreza extrema que constatamos ao adentar na periferia de nossa cidade, tão diferente da avenida e os três quarteirões adentro de casas fartas e povo sorridente? Sinceramente, nada. Por isso que culpar os políticos é muito mais fácil, mas e a nossa parcela de culpa nessa situação??
    Como disse Mr. Heel, o povo quer baixaria e citar nomes e dizer meia dúzia de ofensas, inclusive caro moderador, é bom pensar na qualidade do debate, que pode, baixar o nível da discussão em boa parte bem elaborada do blog.
    Gente, vamos acordar!

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.